/* Facebook Like button

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Caravaggio eternizou o reflexo da Medusa no escudo de Perseu ( Firenze parte III)

Medusa
Michelangelo Merisi da Caravaggio, 1598



O original se encontra na Galleria degli Ufuzzi em Firenze e infelizmente lá não se pode tirar fotos. Meno male que existe o nosso oráculo de Delphos Moderno: o Sr Google!

Também nessa mesma Galleria



La Nascita di Venus - Galleria degli Uffizi di Firenze - 1483-1485.


O quadro da Nascita di Venus de Sandro Botticelli, assim como La Primavera e Pallas que doma o centauro, foi feito para Lorenzo di Pierfrancesco de' Medici, neto de Lorenzo, il Magnifico, para adornar la Villa di Castello, na campanha fiorentina. Representa uma das maiores criações do pintor fiorentino.

A deusa Vênus, nua sobre uma concha, surge das espumas do mar e vem a ser aquecida pelo sopro de Zéfiro, abraçado a Clori, a ninfa que simboliza a fisicalidade do ato de amar. Às margens da praia de Chipre, ilha adorada por Vênus, uma das Àrias, as ninfas que presidem a mudança das estações , colocam na deusa um manto ornamentado de flores para proteger-la.


La Primavera di Alessandro Filipepi conhecido como Botticelli. (1477 -1490)


Nessa pintura é possível ver Mercúrio identificado pelas sandálias aladas e pelo caduceu voltado ao céu; as Três Graças, figuras mitológicas empenhadas numa dança bastante graciosa; a Vênus que é o centro da pintura; o Cupido que voando sobra a cabeça de Vênus está empenhado em flechar as três "raparigas" quase nuas; Flora, a única do grupo que olha diretamente o observador e parece estar empenhada em espalhar as suas flores para fora da cena toda; A ninfa Cloris que produz na própria boca flores primaveris e, por último, Zéfiro, o deus do vento representado com cores frias enquanto procura o amor da Ninfa.

Nessa mesma Galleria, pelos seus corredores, se encontra ainda uma série de Esculturas da época dos romanos: Martes, Vênus, Junus, Ceres, Amor e Psiquê, Cupidos e muitos outros!

É preciso no mínimo umas três horas para visitar toda a Galleria.

A única foto que pude tirar de lá foi esta vista panorâmica do terraço. É bonita também né?

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template