/* Facebook Like button

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

ASTRONARRATIVA 7A EDIÇÃO

 

O que pode a literatura em tempos sombrios e bicudos como os nossos? E a Astrologia? Ultimamente, as perguntas têm me parecido muito mais interessantes do que as respostas, mas arriscaria a dizer que ambas nos libertam de um pensamento binário, dual, que permeia toda a nossa cultura- e que nos limita o pensar em outras possibilidades, saídas e alternativas para as problemáticas do nosso tempo: as ideias e as práticas para adiar o fim, ou, para depois do fim.

O Curso Astronarrativa surgiu em meio à pandemia de Covid -19, em 2020, quando eu me perguntava o que me salvava em meio a um mundo que se despedaçava? O curso criou vida própria e foi um verdadeiro sucesso, estando já na sua 7ª edição.

Alguns alunos já disseram que é mais do que um curso, é uma experiência. Eu concordo. Através da jornada heróica pelas 12 casas do mapa natal, seus signos e planetas, mais as narrativas literárias desestabilizadoras da voz hegemônica, olhamos para os nossos percursos, nossos relatos, nossas histórias de vida. Com um novo olhar. A memória como ilha de edição.

 -Lila e Elena, personagens da “Amiga genial”, de Elena Ferrante buscando na literatura uma alternativa de vida e de emancipação em meio a um mundo violento e precário.

-Sherazade salvando a pele contando estórias

 -A escrevivência da mulher negra que a ajuda a elaborar as violências do racismo e do sexismo.

- A Literatura ameríndia que nos ensina que não há um fora de nós, um outro planeta para onde ir e que a única resposta consciente que podemos dar para as problemáticas do nosso tempo é a de ter a coragem de rever o nosso modo de estar aqui.

As Astronarrativas são a criação de novas possibilidades a partir de novas formas de olhar para as nossas narrativas de vida. Dar uma resposta consciente, revisitada para as nossas questões a partir de um instrumental simbólico mais rico. É reinvenção e reexistência.

O ascendente, por exemplo, é a casa que mostra como viemos ao mundo. Você sabe como estava a sua mãe e a sua família nas circunstâncias em que você nasceu? E o reflexo dessas circunstâncias no modo como você encara os novos inícios na sua vida hoje? A Astrologia responde. A Literatura idem. E você também junto com elas.

 Somos sujeitos dos nossos mapas, sujeitos das nossas histórias na medida em que nos tornamos conscientes delas.

O que é? Curso de Astrologia para iniciantes + Excelente literatura para apaixonados.

ASTRONARRATIVA – 7ª edição

Início: 09/02/2022

>> 8 aulas, sempre às quartas-feiras, das 19h 30 às 21h30

2h por semana - 

Valor: R$ 400,00 em 2x 

Pagamento com PIX ou depósito bancário. 

SOBRE O CURSO

O Astronarrativa trabalha com narrativas literárias que desestabilizam as vozes hegemônicas para possibilitar um re–significar, um reordenar das nossas próprias histórias.

O curso tem por objetivo compor narrativas – literárias ou não – a partir das experiências e vivências pessoais, tendo como suporte e guia o estudo as 12 casas astrológicas do Mapa Natal de cada aluno, com seus 12 signos e planetas.

O curso se destina às pessoas interessadas em aprender astrologia de uma forma mais lúduica e também pessoalizada e àquelas que amam literatura e querem estar por dentro do que se tem discutido e lido atualmente.

Percorremos esse caminho ao mesmo tempo em que vamos trilhando um percurso de autoconhecimento e de construção de novas histórias.

Para tanto, narrativas literárias servirão de instrumento e material para estudo. Diversas autoras, nos seus mais diversos gêneros literários (diário, ensaio, romance, romance autobiográfico, conto, poesia etc.), nos ajudarão a compor com os arquétipos astrológicos.

LEITURAS DE APOIO – trabalharemos com alguns trechos destes livros

Escrevivências – blog da Conceição Evaristo

Memórias da Plantação – Grada Kilomba

Um teto todo seu – Virgínia Woolf

A luz e a sombra dos 12 signos: Histórias e interpretações que ajudam a compreender a força dos astros - Claudia Lisboa

Crônicas astrológicas de Daniela Scheifler – fornecido pela professora

A mulher de pés descalços – Scolastiche Mukasonga

A moça tecelã – Marina Colasanti

Como se mata uma ilha – Priscila Pasko

No fundo do Poço – Lélia Almeida

A minha casa é onde estou – Igiaba Scego

Um útero é do tamanho de um punho – Angélica Freitas

Amora – Natália Borges Polesso

A Odisséia de Penélope – Margareth Atwood

Cartas para minha mãe – Teresa Cárdenas

Cartas para minha vó – Djamila Ribeiro

Casa de Alvenaria- Carolina Maria de Jesus

Quarto de Despejo-Carolina Maria de Jesus

O Diário de Anne Frank – Anne Frank

Outros jeitos de usar a boca – Rupi Kaur

Controle – Natália Borges Polesso

O mundo desdobrável- Carola Saavedra

 

PROFESSORA


Daniela Scheifler é professora de português e italiano, de literaturas de Língua Portuguesa e de Literatura Italiana. Formada em Letras pela UFRGS, estudou também Lettere Italianistica na Università Amedeo Avogrado, na Itália. Mestre em literaturas pós-coloniais pela UFRGS. É também astróloga com quase 20 anos de atuação. Estudou astrologia no Terceiro Milênio, na Casa Coletânea e na Unipaz-Sul.

 

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template