/* Facebook Like button

domingo, 2 de setembro de 2007

Praga parte I - O Relógio Astronômico



Agora sim, 100% de volta à Itália e conforme prometido aí está o belo Relógio Astronômico de Praga, na República Tcheca.

Lindo não?



Muita gente vem visitar o relógio que, a cada batida de hora - sob o canto do galo, ao topo do relógio - abre as duas portinhas azuis bem acima e exibe os doze apóstolos que saúdam os transeuntes. Enquanto os apostólos desfilam, as estátuas da Morte, do Avarento, do Invejoso e do Turco também se mexem. Inclusive a morte é quem marca as batidas do tempo, uma vez que ela segura uma ampulheta nas mãos. Por que será né? A coisa toda se dá muito rapidamente, mas ao final todos aplaudem.


A torre do relógio que data da época medieval, 1410, encontra-se no bairro mais antigo da cidade, o Staré Město . Sob esse sinal de Město, que mais parece um passarinho, o nosso chapeuzinho ao contrário, existe um abismo fonético, algo realmente díficil de pronunciar e fácil de esquecer, como quase todas as palavras em tcheco.

Mas voltemos ao relógio ...



O quadrante astronômico tem a forma de um astrolábio, um instrumento medieval feito para determinar a posição das estrelas. Ao fundo do quadrante está representada a Terra fixa no céu e em torno dela se movem os quatro mecanismos: um anel zodiacal, un anel externo rotante, um ponteiro com o Sol e outro com a Lua.

Os números que estão na parte mais externa da mandala são a antiga hora Checa. Os números romanos indicam a hora local dividida em 24. O círculo azul no centro simboliza a terra, a zona superior colorida de azul é a porção de céu situada sobre o horizonte. As zonas alaranjadas e pretas representam o céu sob o horizonte. Durante o transcorrer das 24 horas o mecanismo movimenta o símbolo do Sol na zona azul de dia, na zona preta à noite ou nas alaranjadas ao amanhecer e ao pôr-do-sol.

No interno do quadrante há um anel que conduz os 12 símbolos do zodíaco (dispostos de forma anti horária) e indica a posição do Sol sobre a eclíptica. Na foto acima o Sol está nos primeiros graus de Virgem e a Lua no finzinho de Escorpião caminhando já para o Sagitário, formando assim entre o Sol e ela um ângulo de 90 graus, fase do quarto crescente.



O calendário colocado na parte de baixo do relógio astronômico foi feito em 1870 e é uma cópia do trabalho do pintor boemio Josef Manes. Ele é formado de doze medalhões que representam cenas da vida rural associada ao doze meses do ano. Nessa foto a estátua do anjo se distingue bem.

Na lateral da torre é possível avistar coloridos brasões das famílias mais importantes da cidade.



E para finalizar o relógio, além de tudo, é arquitetonicamente belíssimo. Suas esculturas góticas, seus brasões e as torres decoram lindamente a fachada da torre. É um dos pontos turísticos mais visitados da bela cidade de Praga.

3 commenti:

Anônimo disse...

Lindo!!! tb estive lá em janeiro de 2007...está fazendo 1 ano.
Praga é inesquecível.

Anônimo disse...

Lindo! Obrigada por compartilhar!

Bjs Dani

Daniela Scheifler on 9 de novembro de 2010 às 19:42 disse...

Lindo, né? Imagina! Obrigada a vocÊ também.

beijos!

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template