/* Facebook Like button

sábado, 27 de outubro de 2007

Halloween


Mas afinal de contas o que quer dizer Halloween? Segundo a Wikipedia italiana Halloween é o nome de uma festa popular de origem pré-cristã que hoje é mais tipicamente americana e canadense.

No entanto, as suas origens antiquíssimas remontam ao passado das tradições européias, mais ou menos 4000 a.C. quando as populações tribais costumavam dividir o ano em duas partes com base na migração dos animais. No periodo entre outubro e novembro a terra, no hemisfério norte, se prepara para o inverno e era necessário - e ainda o é hoje- colocar os animais em um lugar fechado a fim de garantir-lhes a sobrevivência durante o inverno. Este é o periodo de Halloween.

Se celebra no dia 31 de outubro.

Na Europa a tradição se difundiu com os Celtas: por volta dos 2300 a.C. esta população iniciou a mover-se das ilhas Britânicas até a área do Mar Mediterrâneo. Este povo festejava o fim do verão com o Samhain, o seu Ano Novo. Na lingua Celta Samhain significa fim do verão (Sam + Fuin). À noite se apagavam todas as fogueiras e depois elas vinham reacesas pela sagrada fogueira cuidada pelos Druidas em Tlachtga, perto da real colina de Tara.

Na dimensão circular do tempo, característica da cultura celta, Samhain se encontrava num ponto fora da dimensão temporal, que não pertence nem ao ano velho e nem ao novo ( como o dia fora do tempo do calendário Maia). Naquele momento o véu que dividia a terra dos vivos e aquela dos mortos se tornava menos espesso e os dois mundos se aproximavam.

Os celtas não temiam os seus mortos e deixavam comida sobre a mesa em sinal de boas vindas àqueles que os vinham visitar. Além de não temerem o espírito de seus defuntos, os Celtas não acreditavam em demônios e, menos ainda, em fadas e elfos, ambos considerados no entanto criaturas perigosas. Segundo a lenda, nas noites de Samhain estes seres faziam brincadeiras perigosas com os homens e isso levou à criação e à perpetuação de muitas outras histórias terrificantes.

Se liga talvez a isso a tradição das crianças hoje se travestirem de bruxas, zumbis, fantasmas e vampiros, batendo nas portas e gritando com tom ameaçador: "Gostosuras ou travessuras?" Trick or treat?

Para afastar o azar, além disso, é preciso tocar em 13 portas diferentes.

Tudo isso sob o Sol em Escorpião!

O Catolicismo e a festa de todos os Santos

O Papa Bonifacio IV instituiu a Festa de Todos os Santos, Festum omnium sanctorum, em 13 maio de 610. Naquele mesmo dia, vinham honrados os cristãos mortos em nome da fé. Por mais de dois séculos foi assim, até que o papa Gregorio III (731-741) resolveu incorporar as festividades pagãs de Samhaim, dando a elas uma conotação compatível com a sua mensagem. De 13 maio, a Festa de Todos os Santos passou para 1 de novembro, ficando para o dia seguinte a oportunidade de recordar os cristãos mortos.

Por isso, nos países de língua inglesa a festa vem a ser Hallowmas, que significa “uma missa em honra aos santos”; a vigília vem a ser All Hallows Eve, que se transformou no nome atual: Halloween.

Na América

Muitos pensam que foram os irlandeses a levar as celebrações de Halloween para America; mas na verdade esta comemoração está ligada ao passado da maior parte dos povos europeus, cada um com suas próprias tradições. Foi na América que estas tradições confluíram até chegar às modernas celebrações.

Inicialmente era uma festa regional, cujas características eram ligadas às culturas dos imigrantes e à fé religiosa pessoal.

Na época Vitoriana foram os estratos mais elevados da sociedade a incorporar a festa: virou moda na América, organizar festas, sobretudo com objetivos comerciais, na noite de 31 de outubro. Era necessário eliminar as ligações com a morte e amplificar os jogos e a parte engraçada da festa.Já em 1910 as fábricas americanas produziam toda uma série de produtos ligados unicamente a esta festa.

Nos Simpsons, seriado americano que ironiza magistralmente o modo de vida americano ( e não só), todo o ano tem um espisódio especial de Halloween. Imperdivel!



0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template