Dia desses entrei em contato com a música Giovanni Allevi, um jovem artista italiano, cuja paixão é o pianoforte. Isso porque estava vendo um programa aqui que se chama La Storia siamo noi - programa esse que apresenta escritores e seus livros recém escritos-, cujo intuito é debater o tema de um livro junto ao seu escritor.
Durante a transmissão, entre tocar o pianoforte e falar do seu livro La musica in testa, o jovem pianista a um certo ponto disse mais ou menos o seguinte: "Não é preciso ter medo de romper as regras, se é nosso coração a pedir. Nem é preciso ter medo de desestabilizar um sistema: está na sua natureza a necessidade de mudar. Mas sobretudo é preciso sempre encontrar a coragem de expor-se , de ousar, de pôr-se em jogo: é um dever do artista!"
No mesmo momento pensei: Marte em Leão no céu! (Marte entrou em Leão no inicio do mês de maio e fica ali até o iniciozinho de julho). Leão, o regente da nossa casa 5 do mapa astrológico, impele à ousadia. Isso porque a casa 5 fala das nossas criações. Essa casa mostra como nos expressamos, ousamos, namoramos, temos ou não filhos. Essa casa requer um tanto de coragem.
Um artista precisa de muita coragem, pois uma criação, seja ela qual for, depois de parida ganha vida própria. Marte, o deus guerreiro, por sua vez, quando chega num signo, intensifica as características desse signo. Passa a haver uma grande necessidade de expressão.
E Leão, o signo do coração, entrou na fala do artista. Isso porque todo artista é, ao seu modo, apaixonado. E a paixão os move.
Ele contou que sofria de grave síndrome do pânico e , quando criança, e depois adolescente, sempre foi tímido e desengonçado.
Hoje, ele continua sendo desengonçado. Charmosamento desengonçado. E disse que a música e o grande desafio de começar a apresentar seu trabalho, o ajudaram a lidar com as crises de pânico.
Ah...fazer arte é mais do que simplesmente ousar: é, no processo criativo, lidar e superar conflitos, é jogar com misteriosos arcanos, que estão muito além de um sistema.
A arte cura e, sobretudo, emociona!
terça-feira, 10 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 commenti:
Postar um comentário