/* Facebook Like button

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sant'Ambrogio

Hoje não tive aula de Storia dell'arte e aproveitei a folga pra ir estudar in loco. Fui conhecer a Basílica di Sant'Ambrogio, basílica erguida pelo Santo, Bispo, patrono da cidade de Milão, appunto Ambrósio que viveu no quarto século d.C.

Essa é una delle chiese mais importantes de Milão, ao lado da bellissima Duomo.

Sant'Ambrogio não foi um santo vero e proprio, na verdade ( e quem é que foi?) O seu milagre se resume em ter sido o mais competente bispo que a cidade havia tido até então. Ele amenizou rixas entre as mais diversas facções, contornou dogmatismos e promoveu a cidade de Milão como pólo cultural, já que era uma homem de muita cultura.

Ele foi mesmo uma espécie de prefeito, alguém que soube dinamizar a cidade em termos econômicos e culturais. E esse tipo de procedimento era bastante comum no final do império romano do ocidente, ou seja, um bispo que era, na verdade, um homem secular, alguém que gestia a cidade. Além, é claro, de desenvolver um ruolo religioso.

Eu fui lá, então, conhecer e me ambientar ainda mais com a iconografia cristã.

Sant'Ambrogio é considerado um dos pais da Igreja Católica e, por isso mesmo, é representado em muitas outras Igrejas e pinturas. Foi ele quem batizou Santo Agostinho, para se ter uma idéia.

Uma das maiores atrações da Basílica é o altar de ouro feito em ouro, prata e pedras preciosas. Só neste altar, vêm representadas boa parte das imagens, do que se precisa saber de iconografia cristã.


O engraçado é que eu não pude nem chegar perto do altar, mas não reclamo não. Penso que tive muita sorte, na verdade. Isso porque, chegando lá, tinha nada mais nada menos que uma orquestra montada, ensaiando. E a orquestra deu muitas palhinhas para quem estava lá assistindo. Eu, a dire la verità, adoro visitar igrejas, de um modo geral, e aqui todas elas têm um perfume de incenso de mirra que mi piace molto. Agora, junte tudo isso ao som de uma grande orquestra, numa igreja. Não é sensacional?

Só vou ter que voltar outro dia lá para ver o altar de ouro.

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template