/* Facebook Like button

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Maria, Maria

Simone Martini, Anunciação - Galleria degli Uffizi, Firenze.

A Lua hoje no céu está em Virgem. Essa é uma Lua de gente prestativa que gosta de colocar ordem por onde passa para se sentir à vontade. A Virgem Maria é um bom exemplo para essa Lua. Desde que recebeu a visita de um anjo, no episódio da Anunciação, (acima) se pôs a serviço do mundo, a começar dispondo ao divino seu ventre virgem e intocado que gerou uma nova luz aos homens: Cristo.

Hoje em dia, ela continua bem ocupada protegendo os fiéis com seu manto e ouvindo suas orações e súplicas. Trabalhando muito, insomma! É engraçado, eu não sou católica praticante, mas todas as vezes que entro numa Igreja católica, eu rezo para ela. Projeto nela a imagem de mãe do mundo, assim como faço com a Terra.

A imagem acima eu reencontrei esta semana, pois estava aqui às voltas com uma prova de Storia dell'arte medievale e topei com a pintura ao final do livro. Lembro que quando a vi, em Florença, gostei muito, porque é uma das poucas imagens ( talvez a única) em que a Virgem se retrai ao ver o anjo com um gesto de humano temor/pudor. Além do mais, é uma Virgem elegante, quase aristocrática e dipinta numa tela folhada em ouro. Estamos já no século XIV, às barbas da era moderna, e o pintor resolveu representá-la mais de acordo com a época, mais humanizada.

A matéria, arte medieval, é bastante interessante, ainda mais para quem mora por estas bandas daqui. Castelos, Igrejas e pinturas dessa época não faltam. E, ao contrário do que pensa o senso comum, a idade média, foi uma época muito rica em produção artística e foi o período que gestou o mundo da forma como o conhecemos hoje: com as universidades, com o livro no seu aspecto físico e com a organização espacial das cidades que surgiram naquele período - na chamada baixa idade média -, como pequenas fortalezas.

Difícil pra mim, ao fazer esta prova, foi aprender e me habituar com todo um novo vocabulário artístico e arquitêtonico que eu não conhecia nem mesmo em português, que dirá em italiano. Mas, entre mortos e feridos, todos se salvaram e eu passei na prova com uma bela nota e voltei para casa contentinha e, com mais 5 créditos no currículo. 8-)

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template