/* Facebook Like button

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

São Valentim

Matthew Allan

Quer saber a origem do dia de São Valentim? Pois é remotíssima, meu caro, minha cara. Começou lá com os romanos, no IV século a.C. Eles homenageavam, com um singular rito anual, o deus Lupercus ou Pã, o protetor do animais dos ataques dos lobos. A festa acontecia no dia 15 de fevereiro: eram as chamadas Lupercálias que se celebravam exatamente no cúlmine do inverno, época em que os lobos, esfomeadíssimos e magros ameaçavam, ainda mais, os pastos.

Nesse dia, então, os nomes das mulheres e dos homens que adoravam esse deus eram colocados em uma urna. Uma criança escolhia, a caso, alguns casais que por um ano inteiro deveriam viver juntos, intimamente, de modo que o rito da fertilidade se concluísse. No ano sucessivo se repetiria o rito com outros casais.

Mais tarde, determinado a pôr um fim nessa velha prática, o Papa Gelásio I, no ano de 494, condenou a festa e os padres procuraram um santo dos enamorados para substituir o deus Lupercus. Dessa forma, encontraram um candidato provável em Valentim, um bispo que havia sido martirizado e perseguido pelo imperador Aureliano, dois séculos antes. E trocaram a data para o dia 14 de fevereiro.

As Lupercálias, tão impessoais e tão voltadas para o bem coletivo, só podiam acontecer em fevereiro mesmo, sob um Sol em Aquário.

Eu, por via das dúvidas, vou comemorar nas duas datas, até porque, no dia 15 de fevereiro, o aguadeiro aqui de casa faz aniversário.

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template