Vocês já se perguntaram? Eu já e, agora, meus alunos italianos também me perguntam. Acho tão lindo os nomes dos deuses nos dias da semana das outras línguas latinas. Vocês não acham?
Vejam:
Latino/Italiano
dies lunae
lunedì
dia da Lua
dies marti
martedì
dia de Marte
dies mercuri
mercoledì
dia de Mercúrio
dies iovis
giovedì
dia de Júpiter
dies veneris
venerdì
dia de Vênus
dies saturni
sabato
dia de Saturno
dies solis
domenica
dia do Sol
Pois então no português não é assim e meu colega de trabalho lá do IBRIT, o Jean, em suas pesquisas descobriu o porquê. Segue o que ele descobriu:
"Feira" vem de "feria", que, em latim, significa "dia de descanso". O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar. Mas espera aí: se feria é dia de descanso, por que se usa "feira" apenas nos dias úteis? Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses - no espanhol, no francês e no italiano, os deuses continuam batendo ponto dia após dia. As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o "Dia do Senhor". Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias."
De novo, a mão da Igreja é responsável pela mudança. Lembram da origem de São Valentim? Esses padres hein?
Valeu, Jean!
terça-feira, 7 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 commenti:
Puxa Dani, muito esclarecedor! Sempre quis saber por que raios nossos dias da semana tinham virado feira. E claro, eu sempre associava com feira mesmo, de tomate, pimentão e pastel de queijo...
beijos querida,
Carolina
Hahaha,então tá explicado pq alguns Brasileiros tem tanta disposição para o trabalho!
Beijos
E tudo começou com os portugueses, os portugueses instalaram no Brasil uma elite contemplativa. Hoje ela esta eh podre de tao contemplativa. E brasileiro era sinonimo de trabalhador, do que cortava o pau-brasil.
beijos, beijos
Postar um comentário