/* Facebook Like button

terça-feira, 27 de julho de 2010

Martedì, Mercúrio em Virgem diz que na prática a teoria é outra

Bom dia,  bailarinos!

A Lua segue em Aquário no céu de hoje. E a gente, aqui na terra, continua encontrando os amigos, tocando adiante os grandes projetos. Fazendo planos mirabolantes, ou não.  Hoje a Lua casa com Netuno e você já sabe, hoje é dia de sonhar novos mundos. E assim plasmá-los na realidade.

E Mercúrio volta pra casa. Ingressa Virgem. Hermes calcula os passos e a comunicação se torna precisa, humilde. Mercúrio em Virgem quer experimentar as coisas na prática, ver se elas funcionam. Aqui vale a grande máxima que diz que na prática a teoria é outra. E é mesmo. A Emília, do Monteiro Lobato, diz que mais vale a prática do que a gramática. E eu concordo até um certo ponto, porque o melhor mesmo é uma e outra.



Esse é Mercúrio inteligente pra dedéu, mas também um tanto quanto burocrático no seu pior. A atenção aos detalhes pode ser uma bênção, ou uma maldição. Depende do uso que se faz. De todo modo, há aqui uma grande capacidade de concentração. Por isso qualquer negócio, qualquer escrito, requer maior atenção, certo? Como quando a gente vai tomar um remédio e deve ler atentamente a bula.

A capacidade de análise e discriminação estão também em alta. E a gente segue separando o que presta do que não serve. Que nem quando se escolhe feijão. Ou como quando se faz análise do período. Mercúrio em Virgem está para a sintaxe, assim como Mercúrio em Peixes está para a semântica. Não acham? Mercúrio em Virgem adora planinhas no Excell e listinhas de todo tipo. Adoram arrumar fichário. Observem, observem e aprendam com eles :-) Eu tenho uma grande amiga virginiana, a Giselle, que tem Mercúrio em Virgem. Meu Mercúrio em Peixes, por vezes avoado e perdido, aprende muito com ela. Obrigada, amiga!

E buon martedì!

20 commenti:

Gisela Lacerda on 27 de julho de 2010 às 03:07 disse...

É verdade esse negócio de planilha, menina... Loucura. Eu sou meio Virgem (ascendente), meio tudo... Meu problema é me perder na ação: pisciana. Percebo a burocracia também ,mas principalmente uma atitude um pouco "caxias". É aquele cidadão sem flexibilidade. Dedo duro é Mercúrio em Virgem, a personagem do garotinho do filme "Le petit Nicolas": muuuuito engraçada. ;-)

Sandro69 on 27 de julho de 2010 às 04:06 disse...

Dani, minha sobrinha nasceu com Mercúrio retrógrado em Virgem e o Sol em Libra. Como será a expressão dela, sua comunicação, inteligência? Truncada ou detalhista ao extremo?

Daniela Scheifler on 27 de julho de 2010 às 13:08 disse...

Gi, não é? rsrss

Não vi esse filme, deve ter em português, né? Vou procurar.

Sandro,

É preciso ver o mapa todo pra responder de modo mais detalhado. De todo modo, vejo Mercúrio retrógrado como algo assim: pessoas que têm que voltar atrás naquilo que fazem, revisar, rever os detalhes. Elas devem ter mais atenção com aquilo que dizem. Ao mesmo tempo, são pessoas que encontram maravilhas na pregação de peças de Mercúrio, entende? As confusões, às vezes, arrumam tudo. A tua sobrinha é inteligente e a sua expressão será inteligente também. E como ela é libriana, a tendÊncia dela será harmonizar tudo no próprio mapa. Dificilmente ela terá uma expressão crítica, ou truncada demais. Mas ela vai perseguir a perfeição, sim. Libra e Virgem são caprichosos.

beijos!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Acuio on 27 de julho de 2010 às 14:39 disse...

Dani, não concordo. Não me parece que Mercúrio em Virgem está mais associado à gramática e Mercúrio em Peixe mais ligado à semântica. Mercúrio é o decifrador de códigos, tanto da sua estrutura de funcionamento quanto do seu resultado, isto é, a produção de significado e aprendizagem. Para Virgem, a forma e o conteúdo são indissociáveis, assim como os dedos do pé. O trabalho do depuro da forma/conteúdo é o que vai produzir método e estilo.

A diferença, me parece, está no poder de automia do deus. Mercúrio em Virgem, segundo a tradição, tem poder e autonomia dentro de alguma configuração. E, assim sendo, o seu aprendizado decorre da própria experiência e luta com a floresta de sinais. Já Mercúrio em Peixes depende de um professor, isto é, de Júpiter, regente de Peixes. Ou das inspirações proféticas que decorre do Alto, do Olimpo.

Em outras palavras: Mercúrio em Virgem cria o seu próprio reino - sacrifica um boi de Apolo em seu próprio nome. Mercúrio em Virgem cria a máquina, o método, que vai produzir conteúdo. Já Mercúrio em Peixes é o mensageiro de Júpiter, de suas ordens, moral e lições.

[]s,

João


p.s.: se puder deletar o comentário anterior, agradeço. para não repetir o mesmo post.

Acuio on 27 de julho de 2010 às 14:46 disse...

E leia-se, por favor, gramática = sintaxe.

Daniela Scheifler on 27 de julho de 2010 às 15:41 disse...

João,

Quando disse que Mercúrio em Virgem está para sintaxe ñ quis dizer que ele é só isso e que exclua todo o resto. Saussure quando analisou o signo linguístico e o desmembrou em significado e significante, disse que se ateria somente ao significante, ou seja, aos métodos. Uma vez que analisar o significado, o contéudo, ñ é tarefa simples, o pai da linguística primeiro se ateve às bases da língua. E isso entra no que você falou: ' o poder de autonomia do deus dentro de uma configuração' É bem isso. Virgem separa para entender, ainda que o signo linguístico não exista sem uma coisa e outra.

Obrigada pelo comentário, gosto muito do seu jeito de explicar as coisas. E aprendo sempre :-)

Abraço pra vc!

Sandro69 on 27 de julho de 2010 às 15:57 disse...

Da troca entre o virginiano e a pisciana cheguei a seguinte conclusão cá com meus botões e borrões: Mercúrio em Virgem é transpiração, trabalho de análise, atenção aos detalhes, na raíz das coisas, sistemático; Mercúrio em Peixes é inspiração, iluminação, intuição, aquilo que brota do alto, o todo no fragmento.

Assim entedeu meu Mercúrio canceriano depois que andou de ladinho...

Acuio on 27 de julho de 2010 às 16:29 disse...

Não, eu não disse que vc disse, vc que escreveu:

"Mercúrio em Virgem está para a sintaxe, assim como Mercúrio em Peixes está para a semântica. Não acham? "

Não acho.

Mercúrio é o domínio da linguagem, da comunicação. Mercúrio, segundo a tradição, em domicílio e exaltado em Virgem, domina tanto a sintaxe quanto a semântica.


Bem, é isso.


abrs,

Tili Oliveira on 27 de julho de 2010 às 16:34 disse...

Olá minha linda! Td bem? Estive fora uns dias e nem tive tempo de lhe desejar boa viagem ou lhe dar boas vindas de volta ao país da alegria!
Então: BEM VINDA DE VOLTA!
Quanto a sua postagem, meu peixes ficou confuso com tanta organização, mas meu virgem entendeu tudinho e ficou bastante ansioso para começar umas tabelinhas - hehehe.
Beijos de estrelas felizes minha querida.

Daniela Scheifler on 27 de julho de 2010 às 17:07 disse...

Sandro, bem isso: Mercúrio em Câncer anda de ladinho :-)

João,

Então tá. Ouvi até o martelo sendo batido.

Tili,

Obrigada! :-) Bóra lá fazer tabelinhas (coloridas) rs

beijos, beijos!

Daniela Scheifler on 27 de julho de 2010 às 17:12 disse...

Em tempo: em nenhum momento quis dizer que Mercúrio em Virgem não domina a semântica. Uma coisa ñ exclui a outra. Mas a gente não controla os sentidos daquilo que escreve. Cada um atribui o seu. Sausurre sabia disso. E ñ queria pisar em campo minado.

MARCELO DALLA on 27 de julho de 2010 às 19:33 disse...

Olá amiga!!!
Como sabe eu adoro tudo o que escreve, aprendo muito contigo. E essa discussão que vejo aqui é típica da entreda de Mercúrio em Virgem...
rsrsrsrs

Meu Mercúrio está na casa 6, mas eu não gosto de burocracia, planilha e afins... deve ser pq ele tá conjunto com Marte. Ele não tem paciência. rsrsrs

bjossss

Daniela Scheifler on 27 de julho de 2010 às 20:30 disse...

Oi, Marcelo!

Adoro tua presença aqui, querido. Agradeço sempre.

Sim, que Mercúrio em Virgem não nos coloque a discutir a rebimboca da parafuseta, please rs

Meu Mercúrio (de 10)faz trígono com Urano (de 6). A burrocracia realmente ñ é pra mim. E eu costumo fazer conexões loucas e inusitadas que depois suo o vestididinho para explicar, pois nem eu sei como cheguei ali.

beijos, beijos!

Maria Aguiar on 27 de julho de 2010 às 22:01 disse...

Pela primeira vez tô adorando Mercúrio em Virgem, rsrsrsrs
Meu marido tem ele lá e na 6, coisa irritante!!!!!
Mas agora preciso disto, me ater aos detalhes e são tantos....
Hj à noite quero sonhar muito, vou me jogar nos braços de Netuno
bjs

Daniela Scheifler on 27 de julho de 2010 às 22:05 disse...

Maria, vc é ótima! Que o foco esteja com você. E conosco! :-)

beijos e bons sonhos!

Gisela Lacerda on 28 de julho de 2010 às 17:58 disse...

Sim, tem. Mas se for legendado é melhor porque, além das dublagens atuais deverem muito as de antigamente (lembra da "mami" da Scarlett O´Hara?), perde-se muito da graça do filme que por sinal pecou um pouco no "timing" das piadas, meio forçar a barra para rir. É um estilo "Menino Maluquinho" à la française. Evidentemente, o nosso é beeeem melhor. ;-)))

ps: Mercúrio em Virgem, Lua, (e eu não escapo com o ascendente) costuma ser pego para Cristo por professsores. Só que no caso específico de Isolda Maria/eu e meu ascendente, eu era pega "sem querer". hehehe

Gisela Lacerda on 28 de julho de 2010 às 18:01 disse...

Gente, adorei o debate aí, hein? Estudei um pouquinho de Saussure na faculdade de Comunicação. Nada comparado a vocês. Nós jornalistas estudamos tudo com uma certa velocidade para depois escolher. É duro ficar no ar. Depois para pousar, só chamando Mercúrio em Virgem associado ao Peixinho. Sou ambos e entendo vcs. ;-)))

Daniela Scheifler on 28 de julho de 2010 às 19:31 disse...

Gi,

Vimos Saussurre no primeiro semestre da faculdade assim , 'al volo', por cima e ñ entendemos nada. Hahaha Depois, estumos ele mais a fundo no 6o semestre e foi uma revelação :-)

beijocas!

Gisela Lacerda on 28 de julho de 2010 às 20:03 disse...

Any way, Dani: foi mais do que eu! ;-) A minha professora de Linguística era a delicadeza em pessoa, muito esforçada, mas extremamente fragilizada devido a um derrame. Admiro pessoas que se superam e conseguem lecionar; é uma tarefa árdua, você pode imaginar. Alunado folgado. ;-0 O respeito é "algo" pouco mantido. Tirei notas boas.

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template