Bom dia, bailarinos!
Sexta-feira, dia de Vênus e Dia do Professor, evviva! Parabéns às pessoas que aprendem ensinando. Eu adoro essa profissão, saio da sala de aula preenchida com a troca com os alunos. E dá-lhe Saturno em Libra, né? E o dia acorda com a Lua no Capricórnio, o signo da profissão, da vocação e da nossa ação no mundo. A Lua faz sextil com Urano e eu lhes digo: a gente precisa se atualizar, acompanhar o passo do mundo, caso contrário ficamos pra trás, comendo mosca. Hoje em dia a tecnologia e as técnicas de inovações nas empresas e no exercício do nosso ofício são o que há. Professor, por exemplo, precisa dar conta do conhecimento que o aluno traz pra dentro da sala de aula. E é muita coisa que o aluno coloca na roda, não é? É tudo muito rico. Quem disse isso pela primera vez foi Paulo Freire, nosso mestre mor. E a didática de ensino no Brasil, lhes garanto, é muito de vanguarda, graças a ele. Viva Paulo Freire!
Claro que existe também um p*** rombo, roubo nas Escolas Públicas. Professor que finge que ensina e aluno que finge que aprende. Todos num ciclo vicioso movidos por uma política de desvalorização do ensino. Triste.
Eu acredito que um país e seu povo crescem mesmo é através da arte, da cultura e da educação. conmhecimento e entendimento são o caminho para a liberdade. Sou romântica e pretendo continuar sendo assim. Acredito nas micropolíticas também. Tem muita gente que se doa, doa seus conhecimentos por aí. E ajuda a transformar vidas. E por falar em liberdade e responsabilidade social, a Lua antes do Sol a pino ingressa Aquário, aquele que pensa no grupo, no coletivo. Mas assim, a gente começa a mudar o mundo de dentro. Mudando a si mesmo. Deixando pra trás a barbárie, buscando a civilidade na nossa vida cotidiana. No nosso micro. E a Lua cresce no Aquário, por isso bora lá tocar nossos projetos?
Buon venerdì!
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 commenti:
Linda mensagem Dani, se todos os professores pensassem assim...
Ainda vejo muita coisa erra, retrógrada na forma de ensinar.
As pessoas tem medo de tentar o novo, experimentar. Talvez hoje seja um bom dia para começar, rsrsrs
Experimente, tente!
bjs
Feliz Dia do Professor guria!
Beijos,
Rafaela
Dani, eu também sou assim e isso não é ser romântica naquele sentido que de repente as outras pessoas podem pensar; isso é acreditar, é trabalho de uma nação. Exatamente isso que vc disse, do cotidiano. Mas eu realmente gostaria de fazer isso no futuro como hobby, sem obrigação de eu ter de pegar um metrô cheio e ficar tensa porque não tenho grana nem pra pagar um condomínio no Rio e mesmo tendo DALF acho que nem conseguiria tanto assim melhores salários.
Parabéns a todos os professores! E é verdade isso de aprender ensinando; não à toa em francês é "enseigner", mas no comum é o "apprendre" tanto para ensinar como para aprender. Impressionante essas coisas de etimologia, de sentido. ;-)
Auguri a noi, bella!
Maria, a gente começa pela gente, né? E vai mudando o mundo devagarinho e sempre :>
Obrigada, Rafaela!!!!!!
Parabéns pra vc, Gi! Em italiano, é insegnante mesmo. O italiano é bem parecido com francês, muitas palavras parecidas. Já aprender é imparare. E um e outro são bem distintos.
Auguri, amore mio! :>
Fia, falaste grego pra "muuuá". ahahahah
O que é auguri? Eu sei allora, lavoro, essas coisas, o tal prego que falavam direto e pra tudo e eu morrrrria de rir! 8 dias naquelas terras e tava lá eu "grazie", "prego", "io no parlo italiano", "adoro pasolini", viva Italia! Ciao! Cinema, Cinema, Cinnecittà, fellini! ;-))) Cielo!
Parabéns é aceito,mas cadê dindim? Já te disse que eu vou seguir as recomendações do meu ex e vou vender pastel nas ruas do Rio! Vender eu sei. ;-)
Bacios!
ps: não quero ser "fessora" nao; decidi q só vou ensinar ao meu filho. ;-)
Adorei seu texto
e amei esta imagem
quem pintou?
Que bom que gostou, Nanda!
A imagem eu achei na wikipedia http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Painel.Paulo.Freire.JPG
beijos,
Postar um comentário