/* Facebook Like button

segunda-feira, 26 de março de 2012

A Viena de Hundertwasser

Olá, bailarinos!

Como vocês sabem, passei o mês de fevereiro deste ano em férias na minha amada Itália. Enquanto estive lá, fiz 'un salto' em Viena, na Áustria, e vi tantas coisas que ainda não tive tempo de digerir/assimilar tudo. Pois bem, hoje senti quase que uma urgência em escrever este texto, foi um imperativo mesmo, como se o texto implorasse para ser escrito.

Viena é uma cidade espetacular. Fiquei quase uma semana lá e quase enlouqueci, porque sabia que não daria tempo de ver tudo. Cidade imperial e berço do movimento Liberty, ou Art Noveau, Viena respira beleza, elegância e arte. Além dos grandes palácios imperiais, dos inumeráveis museus, parques, cafés, da música clássica e dos concertos, Viena é cidade natal de um artista que revolucionou o conceito de arquitetura na cidade. O nome dele é Friedensreich Hundertwasser, um cara que antecipou o conceito de bioarquitetura. Este Sagitariano, com Sol, Mercúrio e Saturno em conjunção no Arqueiro, morou na Itália, na França, na Tunísia, no Marrocos, no Japão e por fim voltou para Viena. 


Hundertwasser era pintor, escultor, ecologista, arquiteto e professor universitário. Nasceu no dia 15 de dezembro de 1928 e morreu no ano 2000. Ele defendia uma arquitetura que fosse mais orgânica, visto que o homem por milhares de anos viveu perto da natureza, perto de formas mais arredondadas. As cidades, com todo seu concreto, suas linhas retas, não o atraiam. Escreveu, inclusive, diversos manifestos a respeito disso: 'Manifesto de boicote da arquitetura'; "O direito à janela, o dever da árvore'; " Que tudo seja coberto de vegetação', entre outros. 


O arquiteto tinha Marte e Plutão em Câncer (transformando o lar, o modo de viver), Netuno em Virgem, Urano em Áries e Júpiter em Touro. Foi durante o trânsito de Netuno em Capricórnio que Hundertwasser concluiu o que seria sua obra prima: A Hundertwasserhaus, ou A casa de Hundertwasser, comissionada, inclusive, pela prefeitura de Viena. Poucos anos antes, Netuno em trânsito passou por seu Mercúrio, Sol e Saturno natais. Dissolvendo e modificando muita coisa, muitos conceitos, ideologias e a própria estrutura interna. 



A Hundertwasserhaus, ou A casa de Hundertwasser, é um complexo de casas populares construídas pelo arquiteto. São 50 apartamentos nos quais o artista quis introduzir, com êxito, a alegria de viver. Lembrem-se do que já foi dito acima: Hundertwasser é um Sagitariano com Júpiter em Touro. Para Touro, é importantíssimo o conforto e a beleza. Júpiter em Touro expressa as melhores qualidades de Touro, ou seja, busca-se o prazer na sua forma mais elevada. E não necessariamente ostensiva. A visão de um sagitariano com Júpiter em Touro está em criar beleza, simplicidade e conforto. A fé na vida está em saber usufruir das coisas boas e belas, está também no contato com a natureza, com as coisas naturais.

E de fato, na Casa de Hundertwasser as fachadas são coloridas, decoradas com cerâmica. O prédio é todo decorado com mosaicos coloridos, nenhuma janela e nenhum apartamento é igual. Foram precisos toneladas e mais toneladas de terra para os terraços e para as janelas, uma vez que foram feitos jardins por tudo. Com árvore e tudo (!!!) O chão não é regular, pois a ideia dele era de transformar o concreto, a matéria em algo orgânico. O artista tinha Netuno em Virgem e foi no trânsito de Netuno em Capricórnio que ele concluiu a construção da casa. Virgem e Capricórnio são signos de terra: métrica, rima e estrutura. Netuno nestes signos traz o sonho de uma nova forma de se relacionar com o concreto. E Hundertwasser realizou o sonho de materializar um novo e diferente tipo de arquitetura. O sonho de um novo modo de viver, no cotidiano. Até porque as pessoas efetivamente moram ali.


A respeito dos terraços, Hundertwasser escreveu: 'Onde os terraços são verdes e arborizados se forma uma montanha dentro da qual os homens habitam. Vagar por uma cidade com terraços verdejantes é como atravessar um doce vale verde'


Sagitariano, com Júpiter em Touro, Hundertwasser levou a terra para os céus!


Esta foto abaixo eu peguei numa busca no Google, só para mostrar como fica no verão.



Seguem mais fotos minhas:



 O artista tinha Urano em Áries, era um pioneiro também. A Vênus do mapa dele, dispositora de Júpiter, o regente do Sol em Sagitário, está em Aquário. O que ele fez foi conceber uma nova forma de arte, uma nova arquitetura, uma nova forma de viver. E é interessante que ele fez num modelo de apartamentos populares, com muita inovação, com a criatividade irreverente própria de uma Vênus em Aquário. Já a Lua do artista, visto que não sei a hora do seu nascimento, pode estar tanto em Capricórnio, como em Aquário.












 Em frente aos apartamentos, o Village:

No próximo post, seguem mais fotinhos, va bene?


Fotos de minha autoria feitas em fevereiro de 2012.

Bibliografia utilizada : Hundertwasser de Karl Heinz Koller

4 commenti:

shan-Tinha on 26 de março de 2012 às 00:54 disse...

como é bonito ver os desejos de alguém serem realizados e nem sabemos ou presumimos que deve ter havido alguma dificuldade pela complexidade da construção, tomara os jovens de hoje sejam determinados em rejeitar esse mundo tão certo em seus erros e fazer renascer um mundo mais natural pra se morar e viver, bj linda e ótima semana!!!

Daniela Scheifler on 26 de março de 2012 às 01:17 disse...

Adorei conhecer a obra deste artista, Shan. Dizem as biografias que ele era um cara super simples. Que fazia inclusive a sua própria roupa com tecidos naturais. E que ajudou os pedreiros a construírem os prédios, além de os deixar fazer alguns mosaicos. Os pedreiros, obviamente, se sentiram parte desta obra de arte. Artistas eles também :-)

beijos e boa semana pra ti também!

Anamaria do Val on 27 de março de 2012 às 14:20 disse...

Também adorei conhecer a Viena de Hundertwasser! Obrigada por me apresentar, Daniela, seu blog é muito interessante.Um abraço, Anamaria

Maria Aguiar on 21 de setembro de 2012 às 19:05 disse...

é Dani arte, arquitetura e astrologia de mãos dadas :-)

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template