/* Facebook Like button

terça-feira, 31 de março de 2009

Ciao, tutti!

A partir de hoje começa uma seção nova aqui no blog: dicas para quem está aprendendo, ou quer começar a aprender italiano.

Vou começar com minha experiência de sala de aula, ou melhor experiências de sala de aula. A primeira, como aluna, aprendendo italiano na universidade. Agora, acompanhando meus alunos italianos no aprendizado da língua portuguesa, me vejo neles, ali, se deparando com os primeiros 'falsos amigos', ou os falsos cognatos para usar o termo mais preciso, entre essas duas línguas irmãs.

Vejamos dois exemplos:

Atender e attendere

Em português eu digo: Atender o telefone, a porta, uma pessoa, etc. Mas, no italiano, o verbo 'attendere' não tem nada a ver com o significado em português. Na verdade, ter, tem, mas ninguém usa.

Em italiano eu digo: 'Attendere una persona', mas aqui não quer dizer que eu estou dando atenção a ela, como no português, e sim que eu espero essa pessoa, que eu estou ali a esperá-la.

Na verdade, na língua italiana, existe esta acepção de dar atenção a alguém para o verbo 'attendere', mas não é usada. Assim como no português existe também a forma intransitiva do verbo que tem como significado aguardar, esperar. E ninguém usa. O verbo veio do latim, com dois significados e, com o passar do tempo, em cada uma das línguas, predominou uma ou outra acepção.

Guardar e guardare

Em português eu digo: Guardei as minhas coisas! E, em italiano, eu digo 'ho guardato le mie cose'. Mas isso não quer dizer que eu as pus em algum lugar, mas sim que eu as vi. Em italiano 'guardare' é ver: 'Guarda che bello' não é o guarda de rua que é bonito, não. É veja que bonito, que lindo, que belo! E para guardar as coisas em italiano: 'metto via le mie cose'.

Complicado? No início é um pouco sim, mas com o tempo 'va tutto liscio' (tudo sem problemas).

Ah, e o 'ciao' do italiano pode ser tanto 'oi' como 'tchau', viu? E nesse caso, esse é um problema maior para os italianos que estão aprendendo português do que para nós, brasileiros. :D

Por hoje é só, ou 'per ora basta'

Alla prossima, amici miei!
Continue lendo...

segunda-feira, 30 de março de 2009

In Between Days

Ta aí, ó para iniciar a semana com animação, para espanar a poeira e dar início a esta semana fresca, novinha em folha e cheirando a café passado. Para ir adiante e para voltar, quando preciso. Nunca se volta igual, por isso que é para frente e para trás, também, que se anda. O importante é pôr-se a caminho, sempre.

Sente o frescor?

Continue lendo...

quinta-feira, 26 de março de 2009

Feliz Aniversário, Porto Alegre!

237 anos!

e Feliz Aniversário, Julica!
Continue lendo...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Olhos que sonham

Continue lendo...

sexta-feira, 20 de março de 2009

Roda mundo, roda gigante

E a roda do ano girou, chegou ao fim e voltou ao começo. Hoje começa o novo ano astrológico. O Sol completou seu ciclo e entrou em Áries, iniciando o novo ano. Áries é o signo que marca a explosão das sementes, da natureza toda aqui no hemisfério norte, trazendo a tão esperada PRIMAVERA.

Então para comemorar, hoje e em todos os dias do ano, deixe a vida brotar e o tempo rodar às voltas do seu coração, guri e guria, e feliz novo Ano Astrológico!

Continue lendo...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Novo Acordo Ortográfico, em quadrinhos!

Continue lendo...

terça-feira, 17 de março de 2009

Já disse que...


eu adoro poder andar de bici de salto? Não é lindo?

Continue lendo...

É quase primavera


Hoje de manhã, enquanto escovava os dentes, ouvi a folia dos pássaros. Ah, como os bichinhos estão contentes. Depois, à tarde, fui ao banco e, da bici, olhei o termômetro da farmácia que marcava 20 graus! Um verdadeiro PARAÍSO, depois de 5 meses de muito frio!

É fato: com sol e temperaturas amenas, os olhos, o corpo e a alma se alegram. A gente fica mais aberto para mundo, menos teso de frio.

As árvores estão ainda cinzas, magras e pálidas, mas a gente sente no ar, desconfia a explosão de vida que está por vir. E agradece pelo ano que passou. E espera feliz pelo ano que está por vir.
Continue lendo...

domingo, 15 de março de 2009

Marte em Peixes dança e canta assim no Baile do Céu...

Continue lendo...

About love

O Amor quando é selvagem e sem limites, cresce, penetra raízes e se transforma num amante interno, o qual se ama mesmo quando ausente, sempre. É por isso que é livre, é por isso que liberta.
Continue lendo...

A Encruzilhada do Riobaldo


Rumo a rumo de lá, mas muito para baixo, é um lugar. Tem uma encruzilhada. Estradas vão para as Veredas-Tortas - veredas mortas. Eu disse, o senhor não ouviu. Nem torne a falar nesse nome. É o que ao senhor lhe peço. Lugar não onde. Lugares assim são simples-dão nenhum aviso. Agora: quando passei por lá, minha mãe não tinha rezado
-por mim naquele momento?
Assim, feito no Paredão. Mas a água só é limpa é nas cabeceiras. O mal ou o bem, estão é em quem faz; não é no efeito que dão.

João Guimarães Rosa
Grande Sertão: Veredas
Continue lendo...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Festa do meu e do seu interior

No Baile do Céu, Sol e Mercúrio estão habitando o vasto mundo dos peixes, o lugar de cantos, das sereias e dos sonhos que gestam ainda mais vida. A Lua em Libra está refletindo o brilho do sol, caprichando-o ainda mais com seu pozinho mágico que contagia o mundo com amorosidade, elegância e diplomacia. E a Vênus em Áries, alegre e dadivosa, pôs todos esses ingredientes na fogueira e aí deu nisso, ó:

'Nas trincheiras da alegria o que explodia era o amor..."

Continue lendo...

Notizie

Atendendo a pedidos...

Universidade: as aulas do gélido trimestre invernal acabaram. Agora começam os exames, mas antes, muito estudo e leitura em casa. E também alguma conversa com os colegas via messenger que ninguém é de ferro ( e todos já sabem o que é sentir saudades 8-))))

Clima: Não sei se já disse isso, mas o inverno este ano, aqui, foi de renguear cusco, para usar uma expressão beeem gaudéria. Confesso que já não aguentava mais aquele frio todo. Agora, a temperatura oscila entre os 6 e 15 graus e isso já me parece o paraíso. Os dias estão mais bonitos, também, e os Alpes já se mostram quase todos os dias.

O trabalho
está ótimo: é muito bom ensinar português e falar do Brasil. Dá uma sensação de não estar tão longe. No Ibrit, quem ainda não fala português, tenta. É um pedacinho de Brasil no coração de Milão mesmo. É ótimo ter alunos de novo, preparar aulas e estar junto das pessoas. Estou bem contente porque além de trabalho é uma oportunidade de formação, já que estou aprendendo métodos bem divertidos e eficazes de ensinar lingua estrangeira - que me serão muito úteis, mais além, para ensinar o italiano - e aprendendo mais sobre o Brasil. Ontem, por exemplo, teve um evento muito legal: do Frevo ao Mangue Beat. 8-)))))

Ah, este ano, comemorei adiantado meu aniversário. Aproveitei a Lua em Câncer da minha sun revolution e fui jantar na churrascaria Pampas ( again) com amigos bem queridos e íntimos.


E para finalizar, desde o dia do meu aniversário, estamos com um amigo polonês em casa que veio fazer um curso na Itália, o Lucas. Hoje, ele voltou para a Polônia, mas no domingo ele retorna para um outro curso. É sempre muito bom receber amigos em casa 8-))))

That's all, amiguinhos!
Continue lendo...

terça-feira, 10 de março de 2009

E já que a Lua está em Virgem...

Seguem algumas dicas de sáude para quem trabalha muito no computador, como eu e como você.

A cada 1 hora e meia, no máximo, faça uma pausa de 10 minutos e neste tempo:

1. Coma uma fruta

2. Alongue-se.

3. Olhe o horizonte por alguns instantes. Essa é uma maneira de exercitar os músculos que têm ao redor do seu olho.

4. Volte com um chazinho, ou com um café.

Seu trabalho renderá mais, podes crer!
Continue lendo...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Sinapse pisciana

A mensagem cumpre seu gesto:
um salto que vem sustentado por redes invisíveis,
entrelaçadas por fios mágicos e amorosos que se entregam ao movimento do tear, com arte.

Tais fibras provêm do vasto mundo dos sonhos
e não estão sujeitas ao nosso entendimento racional, não.
Delas, resultam as tramas símbólicas que nos fazem sonhar e que permitem o nascimento de mais fibras, de mais tramas num movimento sem início, sem fim.

Post scriptum
o deus de pés ligeiros trocou as sandálas aladas por pés-de-patos e está atravessando o imenso mar em companhia dos peixes.
Continue lendo...

domingo, 8 de março de 2009

Presságios de um ano bom


Sentia-se voltando para a casa, cansada e feliz depois de algum tempo nadando em águas imensas. Ainda que tais águas fossem cheias riquezas, em alto mar não podia apegar-se a nada. Agora, queria mais calma, mais alma. Queria o diálogo íntimo com o mistério daquelas águas, o tentar reter e cuidar de algo, queria um útero capaz de gestar e proteger os novos mundos que viu.
Continue lendo...

sexta-feira, 6 de março de 2009

It's a new life For me And I'm feeling good

Istefani, minha amiga, minha irmã. Amei, amei uhúuu
Thanks a lot!



Birds flying high
You know how I feel
Sun in the sky
You know how I feel
Breeze driftin' on by
You know how I feel
It's a new dawn
It's a new day
It's a new life
For me
And I'm feeling good

Fish in the sea
You know how I feel
River running free
You know how I feel
Blossom on a tree
You know how I feel
It's a new dawn
It's a new day
It's a new life
For me
And I'm feeling good

Dragonfly out in the sun you know what I mean, don't you know
Butterflies all havin' fun you know what I mean
Sleep in peace when day is done
That's what I mean
And this old world is a new world
And a bold world
For me

Stars when you shine
You know how I feel
Scent of the pine
You know how I feel
Oh freedom is mine
And I know how I feel
It's a new dawn
It's a new day
It's a new life
For me

And I'm feeling good
Continue lendo...

quinta-feira, 5 de março de 2009

Para chorar as saudades do sul ... no violão!




Felicidade - Lupicínio Rodrigues


Felicidade foi-se embora
e a saudade no meu peito
inda mora e é por isso que eu gosto
lá de fora, onde sei que a falsidade
não vigora
A minha casa fica lá detrás do mundo
onde eu vou em um segundo
quando começo a cantar
E o pensamento parece uma coisa à toa
Mas como é que a gente voa
quando começo a pensar
Continue lendo...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mantova e Cremona

Finalmente consegui vir aqui escrever este post. A viagem pra região da Lombardia, final de semana passado, foi bem legal. No sábado, vimos Mantova e seu belo centro histórico:

Piazza Sordello

Palazzo Ducale


A Itália foi sempre muito dividida politicamente, e por causa disso, ou graças a isso, muitas cidades eram verdadeiros reinos, mesmo que bem pequenos. Imaginem que Veneza foi uma República por mais de 1.000 anos. Por isso que, mesmo centros bem pequenos, possuem um palácio do Duque, grandes praças e outros belos prédios à altura de uma cidade com grande importância política.

Essa região é também banhada pelo Rio Pó e, desde antes de Cristo, soube desfrutar dessa favorável posição, transformando-se em uma zona importante já em época romana.

Virgílio

Piazza delle erbe

Relógio astrônomico e astrológico


Pausa pranzo com vinho, é claro.

No outro dia, a cidade de Cremona e, abaixo, o Duomo:

Aqui, no detalhe da fachada, vem representado os doze meses do ano, indicando aos fiéis, através da iconografia, o tempo dos trabalhos. Cliquem na imagem para vê-la ampliada.


Terra natal de Antônio Stradivari, o célebre contrutor de violinos e outros instrumentos feitos a corda.


E, claro, não podia faltar outra Torre do Relógio. Esta dizem que é a mais alta do mundo. O fato é que nem deu mesmo para fotografá-la toda.

E o relógio astrômico-astrologico no detalhe:


Marcelo passeando pela bela e tradicional feirinha no centro da cidade


Diz a lenda que a cidade de Cremona teria sido fundada por Hércules, então o povo construiu um monumento em homenagem a ele:



Hércules vestindo a pele do Leão

A propósito de Hércules e de Leão, no site do Acuio tem um belo texto sobre os dois.

Para finalizar, quero agradecer ao Filippo, nosso amigo italiano que fez questão de nos hospedar no apartamento dos seus pais, os quais não moram mais ali, mas mantém o apartamento para receber amigos. Grazie mille, Filippo!
Continue lendo...

segunda-feira, 2 de março de 2009

Prêmio Dardos


Ontem, recebi um e-mail da astróloga e jornalista Lila Rizzon dizendo-me que ela recebeu uma nomeação ao 'Premio Dardos', que é uma espécie de confraternização na blogosfera que premia blogs que transmitem suas idéias de forma original. Como parte das regras, ela nomeou o Baile no Céu, também, para participar. Viva!

Não a conhecia e descobri o seu blog além do horizonte e também seu belo site e adorei! Lila, obrigada por vir aqui e por nomear o Baile no Céu. E viva também a blogosfera e todas as redes que se criam a partir dela!


As regras para participar são as seguintes:

-exibir a imagem do Prêmio Dardos.
-linkar o blog pelo qual recebeu o prêmio.
escolher quinze (15) outros blogs aos quais entregar o “Prêmio Dardos”

Segue a lista dos blogs que curto:

1. Eduardo Krug e Maria Carolina Vecchio - Astro Vivo
2. João Acuio - Saturnálias
3. Hericka Dias- POR QUE DEUS NÃO DEFENDERÁ UMA TESE?
4.Tiago Nené Casa dos poetas
5. Isabel Mueller Poet Ando
6. Ricardo Riso - Riso - sonhos não envelhecem
7. Fabiana Oliveira - Aonde a estrada me levar
8. Saverio Lomartire ArteArti
9. Paula Lix - Lix Ilustrações
10. Leandro Machado -Meu reino por uma pimenta do reino
11.
Degustação íntima
12. Ferro-velho poético
13.
Yubertson Miranda- Universo simbólico
14. Eduardo Loureiro Júnior- Astrodramaturgia
15. Sisto Sexto- Depósito do Calvin
Continue lendo...
 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template