/* Facebook Like button

quinta-feira, 25 de março de 2010

A dança da Lua e do Sol na Torre dell'orologio


Este post foi escrito em maio de 2007, quando estive pela primeira vez em Veneza, num dia ensolarado de primavera.... 

Esta é a magnífica Torre dell'Orologio, situada na Piazza San Marco, em Venezia. A torre foi construída entre os anos de 1496 e 1499 pelo arquiteto Mauro Codussi.

Originalmente, além de marcar a hora em um relógio de 24 divisões, mostrava todos os planetas da Astrologia Clássica. Os planetas situavam-se dentro do quadrante principal, que tem 4,5 metros de diâmetro, juntamente com o Sol e as fases lunares. O relógio mostra a Lua, quando está Cheia, de forma inteira; quando Nova, ela não aparece no relógio; quando está minguando vai diminuindo e quando está crescendo vai aumentando, assim como ocorre para nós, vista aqui da Terra.

No entanto, desde 1700 e pedrinha, depois de uma "restauração", o relógio marca apenas as horas e a dança entre o Sol e a Lua com a representação das suas fases, mas infelizmente sem os 5 outros planetas. Sem comentários! De qualquer forma, se sabe que uma cidade com tanta riqueza cultural e econômica como Veneza muito provavelmente não estudava só Astronomia.
O fenômeno da L'acqua alta - que inunda a praça e boa parte da cidade - passou a ser previsto em função do movimento da Lua e do Sol. O fenômeno, quando acontece, escolhe as Luas Cheias, Novas ou os Equinócios.

Na foto, é possível ver que são 3 e 15 da tarde, Sol em Áries e a Lua quase cheia em Libra.
Para quem está chegando na cidade, vindo pelo “Gran Canale”, ali está o relógio - bem visível! Ele foi todo feito em dourado e esmalte azul. Lindo, lindo!

Para visitar o interior do prédio, que tem 5 andares, é necessário agendar e pagar uma taxa de €12,00. O percurso compreende a história da Torre, a máquina do relógio – tanto a antiga quanto a nova – as estátuas em madeira dos Magos e do Anjo, que no dia da Ascenção saem em procissão pela cidade, e os pastores – colossais estátuas de bronze que se situam bem acima da torre e que se pode ver de pertinho. Juntos, eles sonam uma “campanella” sempre que a hora é cheia. Abaixo da campanella está o Leão alado, símbolo da bela e imponente cidade.

A Torre dell'Orologio é uma das inúmeras riquezas de Veneza. Vale muito a pena conhecer.



1 commenti:

Anônimo disse...

Dani, adorei conhecer mais um pouquinho dessa terra tão linda. Realmente lastimável que a restauração não tenha sido para reativar o modo original, mas enfim, aí ao menos eles restauram ... rsssssssssssss. Por aqui os relógios são depredados em nome de ideologias caducas e os prédios demolidos para que as empreiteiras "construam" o patrimônio dos afeitos ao poder. Você daria uma excelente relações-públicas na área turística, mas continua registrando para o futuro livro! Bjs

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template