Ontem à noite, na RAI Uno, tevê pública italiana, se apresentou em horário nobre e sem intervalos comerciais o ator e contador de histórias, Roberto Benigni.
O programa se intitulava "Il quinto dell'inferno", do canto V do Inferno de Dante, que conta a paixão de Paulo e Francesca.
E antes do programa, Benigni escreveu uma carta aos italianos dizendo, entre muitas outras coisas, isto: "Cari Italiani, dobbiamo capire cos'e' l'amore"!
Com muito humor, crítica social, consciência da importância do espírito e do amor, Benigni falou por mais de duas horas, e duvido que alguém tenha se entediado.
"Per quante cose io assuma in mio conto se non ho l'amore io non sono nulla"!
Exaltou Dante, "esse escritor que nos deixou o maior presente que alguém poderia nos deixar, que teve a coragem de descer lá no mais profundo, tornar e nos contar o que viu por lá, que nos ensinou que cada vida é única, inimitável e que todos nós estamos numa jornada que passa pelo inferno até chegar ao paraíso."
A carta de Beningni continua...
"Antes de chegar em Dante veremos os enormes passos avante feitos pela humanidade sobre esse tema de amor. Sim, falaremos de sexo, o motor do mundo, percorrendo os seus aspectos mais extremos. Da libido desenfreada à total repressão. Em suma, de Casanova a Sandro Bondi". (Essa eu tive que pesquisar para entender. Sandro Bondi é um político católico conservador)
E acrescenta, "Faremos com que ele nos diga o que é aquela nostalgia do infinito, aquela ventania de destruição que nos precipita sobre quando nos apaixonamos e desmantela toda a nossa vida, aquela sensção feliz, perigosa e rara que une sensualidade e ternura e nos faz imortais. Nada de solene, falaremos simplesmente de beleza!".
No final, Benigni ainda completou sua ode a poesia dizendo que o microfone que ele usava era capaz de amplificar a sua voz, que a internet e as novas tecnologias são capazes de difindir informação e que a poesia é o meio capaz de amplificar a alma.
Foi uma noite memórável em frente à TV.
obs: já ia esquecendo, Benigni tem Sol e Mercúrio no Escorpião.
obs 2: Ah se as TV's fizessem mais disso hein?
obs 3: o programa teve 10 MILHÕES de espectadores!
0 commenti:
Postar um comentário