/* Facebook Like button

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Um Escorpianino que "racconta"!


Ontem à noite, na RAI Uno, tevê pública italiana, se apresentou em horário nobre e sem intervalos comerciais o ator e contador de histórias, Roberto Benigni.

Foram mais de duas horas de programa no qual Benigni nos aproximou da obra do grande escritor italiano, Dante Alighieri.

O programa se intitulava "Il quinto dell'inferno", do canto V do Inferno de Dante, que conta a paixão de Paulo e Francesca.

E antes do programa, Benigni escreveu uma carta aos italianos dizendo, entre muitas outras coisas, isto: "Cari Italiani, dobbiamo capire cos'e' l'amore"!

Com muito humor, crítica social, consciência da importância do espírito e do amor, Benigni falou por mais de duas horas, e duvido que alguém tenha se entediado.

"Per quante cose io assuma in mio conto se non ho l'amore io non sono nulla"!

Exaltou Dante, "esse escritor que nos deixou o maior presente que alguém poderia nos deixar, que teve a coragem de descer lá no mais profundo, tornar e nos contar o que viu por lá, que nos ensinou que cada vida é única, inimitável e que todos nós estamos numa jornada que passa pelo inferno até chegar ao paraíso."

A carta de Beningni continua...

"Antes de chegar em Dante veremos os enormes passos avante feitos pela humanidade sobre esse tema de amor. Sim, falaremos de sexo, o motor do mundo, percorrendo os seus aspectos mais extremos. Da libido desenfreada à total repressão. Em suma, de Casanova a Sandro Bondi". (Essa eu tive que pesquisar para entender. Sandro Bondi é um político católico conservador)

E acrescenta, "Faremos com que ele nos diga o que é aquela nostalgia do infinito, aquela ventania de destruição que nos precipita sobre quando nos apaixonamos e desmantela toda a nossa vida, aquela sensção feliz, perigosa e rara que une sensualidade e ternura e nos faz imortais. Nada de solene, falaremos simplesmente de beleza!".

No final, Benigni ainda completou sua ode a poesia dizendo que o microfone que ele usava era capaz de amplificar a sua voz, que a internet e as novas tecnologias são capazes de difindir informação e que a poesia é o meio capaz de amplificar a alma.

Foi uma noite memórável em frente à TV.

obs: já ia esquecendo, Benigni tem Sol e Mercúrio no Escorpião.

obs 2: Ah se as TV's fizessem mais disso hein?

obs 3: o programa teve 10 MILHÕES de espectadores!

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template