/* Facebook Like button

sábado, 19 de abril de 2008

Lua cheia


Foto by Marcelo

O Sol chegou no Touro , hoje, e a Lua chegará amanhã de manhã em Escorpião no Baile do Céu. Sol e Lua em oposição igual a Lua Cheia. E que Lua cheia! Lua poderosa essa. De morte e renascimento! É conhecida como a Lua cheia de Buda, pois nesse dia os budistas comemoram o nascimento e a morte de Sidarta Gautama, o chamado Festival de Wesak.

Segundo a Wikipedia

Sidarta Gautama ou Siddhartha Gautama (em sânscrito सिद्धार्थ गौतम ) foi um príncipe que viveu por volta de 563 a.C. até 483 a.C., no reino de Śākya - que hoje em dia seria parte da fronteira do Nepal com a Índia. Gautama era seu nome de família, que significa "a melhor vaca", e Siddhartha é uma junção do sânscrito Siddhi ("realização", "completude", "sucesso", "liquidação de um débito") e Artha ("alvo", "propósito", "meta"). Pode ser traduzido como "Aquele cujos objetivos são alcançados" ou ainda "Aquele que cumpriu a meta a que se propôs (na sua vida)".

Casou-se ainda jovem com Yassodhara, teve um filho que foi chamado Rāhula ("obstáculo", em sânscrito) e, aos 29 anos, decidiu deixar a vida palaciana para viver como um asceta na floresta. Praticou meditação por 6 anos até que, aos 35 anos de idade, teve uma experiência religiosa à qual deu o nome de iluminação. A partir daí passou a ser conhecido como o Buda (Buddha, título honorífico em sânscrito que significa "Aquele que sabe", ou "Aquele que despertou"), mais especificamente como Buddha Śākyamuni ("o sábio dos Śākya").

Viveu até os 80 anos de idade, transmitindo seus ensinamentos e conquistando uma grande legião de discípulos, monges ou leigos (sem ordenação monástica).


Que a Lua cheia de Buda nos abênçõe, purifique e ilumine!

1 commenti:

Hericka Zogbi J Dias, Dra. Me. on 24 de abril de 2008 13:14 disse...

Antes de mais nada, tinhas de ter visto a lua daqui ontem... daquele amarelo, sabe?
no mais minha linda, que presente me deste com tuas palavras! tu és rara... a capacidade de ler uma pessoa genuinamente, de forma télica eu diria, é estupenda e raríssima. Obrigada demais pelas tuas palavras, dirigirão o meu dia, e se Deus quiser, meu ano!
Luz, sempre!
um beijo MUITO saudoso!

 

Sites amigos

  • Lua em Escorpião! - O Sol está em Câncer e a Lua em Escorpião. Câncer é signo regido pela Lua. Sol e Lua no céu nos colocam então em contato profundo com o Si mesmo. Um tempo ...
    Há um mês

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template