/* Facebook Like button

sexta-feira, 11 de julho de 2008

A Última Ceia

Este último semestre foi bastante corrido, mas agora que entrei em férias - SIM EU ESTOU EM FÉRIAS -vou atualizar nossas andanças por aqui.

No dia 27 de maio passado fomos finalmente ver A Última Ceia do Lenardo Da Vinci, em Milão. Digo finalmente, porque não é uma operação fácil. Para se ter uma idéia, na metade de fevereiro resolvemos comprar os bilhetes e, incrédulos, constatamos que só havia disponibilidade a partir do final de maio.

Mas, quem espera sempre alcança!

A obra foi feita e foi conservada no refeitório do convento da Igreja Santa Maria delle Grazie, ao lado da homônima igreja. A Última Ceia do Leonardo como se sabe , é uma das mais célebres pinturas do mundo. Tutelar essa obra de arte requer hoje condições ambientais excelentes que incluem o tratamento do ar, restauros constantes e a limitação dos visitantes.

Arrá, tá explicado então!

No dia 27 de maio, chegando lá, realmente, foi outra história até entrar : 3 portas de seguranças com espera em cada uma delas até chegar ao refeitório da Santa Maria delle Grazie.

Foi impactante ver, entre uma porta e uma espera e outra, fotos da Igreja e do refeitório parcialmente destruídos a causa da 2° Guerra Mundial. A parede do refeitório foi uma das poucas que não foi danificada. Olha a foto:



No entanto, existiu alguém com a "brilhante" idéia de ampliar a porta que fica na parede onde está a pintura e com isso lá se foram os pés de Cristo (!!!!)



Estando lá dentro, havíamos somente 30 minutos para contemplar a pintura. Uma pena, pois eu passaria ali uma tarde inteira. Ah, e nem pensar em tirar fotos, claro!

A obra é impressionante. Pensar que ela foi feita há mais de 5oo anos e conserva ainda hoje a dramaticidade da reação dos apostólos, frente à impactante frase de Cristo: "Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá !". Além disso, visto que a pintura ocupa toda uma parede do refeitório, Leonardo a pintou conforme a luz que entra pelas janelas que estão à direita da obra, por isso o lado direito de quem vê a pintura é mais luminoso.

A obra está em constante restauro. A última restauração foi feita no apóstolo San Gionanni, que alguns dizem ser Maria Madalena por casa dos cabelos compridos. Esta é uma foto do refeitório que eu tirei da "Guida al Cenacolo Vinciano":



Como toda a obra de arte que se preza, essa pintura suscitou já mil e uma interpretações, uma delas é a correspondência com os 12 signos do zodíaco. Interpretação essa que "mi piace". Mas como isso já é assunto de jornal de "trezontontem" , como diz uma amiga minha, me limito aqui só a mostrar o que vi.

0 commenti:

 

Sites amigos

  • Lua em Escorpião! - O Sol está em Câncer e a Lua em Escorpião. Câncer é signo regido pela Lua. Sol e Lua no céu nos colocam então em contato profundo com o Si mesmo. Um tempo ...
    Há 3 meses

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template