/* Facebook Like button

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Feriae Augusti



Amanhã, dia 15 de agosto, aqui na Itália, se comemora o Ferragosto, (termo latino Feriae Augusti = repouso de Agosto). Esse feriado de 15 de agosto tem raízes lá na Roma Republicana e festeja, desde então, o fim da colheita e dos principais trabalhos agrícolas.

Depois da colheita, é tempo de repouso!

Parafraseando Hesíodo em "As obras e os dias", é tempo de deitar à sombra, comer uma focaccia molhada no leite e tomar um bom vinho.

Na ocasião de Feriae Augusti, os trabalhadores felicitavam os patrões e recebiam uma gratificação em troca. Gratificação essa que no renascimento tornou-se obrigatória por decreto pontífice e quem sabe não tenha originado até mesmo o décimo terceiro salário, hein?

Curiosamente, a Igreja festeja, nesse dia também, a primeira prenda do céu (para usar um termo gaudério), a Santíssima Virgem Maria, que pode muito bem ser entendida como a Deméter, a deusa grega, mãe da terra e protetora do grão e da agricultura. A nutridora, enfim.

Domani, então, é o dia das férias por excelência, ainda que a maioria de nós, aqui no norte, esteja já em férias desde o início de agosto.

E, importantíssimo: esse é dia também de render graças à colheita!

2 commenti:

Hericka Zogbi J Dias, Dra. Me. on 17 de agosto de 2008 às 22:31 disse...

Que bonito hein... pensei em todos os acontecimentos dessa semana. Não te contei que fiz uma seleção na UFRGS tb, acabei sendo aprovada em 5° lugar, mas um tensão horrorosa... não era a minha área e eu nem sei bem o que fui fazer por lá!! acho que só tentar e conhecer mesmo! pra ter certeza de que Santa Maria é nosso lugar hj! mas enfim, pensar que todos esses processos da semana tiveram o olhar de Deméter muito me alegra. E que eu osso relaxar tb!!!
beijos e mais beijos!

Marcelo Cortimiglia on 23 de agosto de 2008 às 21:32 disse...

Beijos da Belgica, nao exatamente de ferias mas aproveitando cada minuto!!! Te espero para aproveitarmos juntos.

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template