/* Facebook Like button

quinta-feira, 14 de junho de 2007

A melodia cósmica

Na foto, Sun Storm: a coronal mass ejection, cortesia da Astronomy Picture of the Day (copyright SOHO Consortium/ESA/NASA).

Poetas e filófofos tinham razão, a melodia cósmica existe. Esse foi o resultado de uma pesquisa apresentada no último congresso da Royal Astronomical Society, na Inglaterra. O Sol, ou melhor, a sua dinâmica astmosfera chamada de Coroa Solar gera uma música similar a um instrumento de corda. O som é milhares de vezes mais baixo do que um ouvido humano pode escutar, com exceção é claro dos intuitivos ouvidos dos grandes poetas e filósofos.

Os cientistas conseguiram medir as ondas sonoras emitidas na região mais externa do Sol e conseguiram inclusive medir a velocidade, a intensidade e a periodicidade das ondas que se propagam ao longo dos arcos da coroa solar. Os arcos, constituidos de um gás chamado plasma, podem ser comparados às cordas de uma guitarra. A re-descoberta encanta! Remonta tanto à lira de Apolo, o deus do Sol e da música, quanto o Danúbio Azul, de Johann Strauss, que acompanhava a visão de universo na obra prima de Stanley Kubrick, 2oo1: uma Odisséia no Espaço. Isso sem falar de Platão, Dante e outros. E não é só o Sol que produz música, mas quase todas as estrelas!

A descoberta pode ainda ajudar no desenvolvimento de pesquisas sobre energia limpa extremamente importantes para esse século.

Bailemos, então, ao som do universo!

1 commenti:

Marcelo Cortimiglia on 15 de junho de 2007 às 15:41 disse...

Faltou um link para uma mp3 com o som do Sol!

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template