Na foto aí ao lado se vê o "Astrario" di Giovanni Dondi, um instrumento que permite determinar a posição dos planetas tendo como base o sistema Tolemaico para a concepção do universo, ou seja, a terra ao centro e os planetas girando em torno dela.
Na foto, não é possível ver bem, mas esse instrumento é composto de nove quadrantes, sete na parte superior e dois abaixo. Na parte superior, cinco quadrantes indicam o movimento anual dos planetas já conhecidos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, um o movimento do Sol e outro o Movimento da Lua.
Ao centro do Astrario se move a roda do ano, marcando os dias da semana, o nome dos santos e a duração do dia em horas e minutos.
O Astrario funciona graças a um mecanismo de relógio mecânico, cujas engrenagens são colocadas em movimento graças a um peso amarrado a uma corda revestida em grosso cilindro, cuja base é de madeira. A sua reconstrução foi possível graças a obra escrita de Giovani
Tractatus Astrarii que descreve o projeto e as fases de contrução.
Giovani Dondi, projetou e construiu o Astrario entre os anos 1348 e 1364. Era um homem de ciência e também humanista que ensinou medicina, filosofia, matemática e astronomia na Universidade de Padova e Pavia. Um renascentista como Leonardo.
0 commenti:
Postar um comentário