/* Facebook Like button

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Museo di Scienza e Tecnologia Leonardo Da Vinci a Milano


Na foto aí ao lado se vê o "Astrario" di Giovanni Dondi, um instrumento que permite determinar a posição dos planetas tendo como base o sistema Tolemaico para a concepção do universo, ou seja, a terra ao centro e os planetas girando em torno dela.

Na foto, não é possível ver bem, mas esse instrumento é composto de nove quadrantes, sete na parte superior e dois abaixo. Na parte superior, cinco quadrantes indicam o movimento anual dos planetas já conhecidos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, um o movimento do Sol e outro o Movimento da Lua.

Ao centro do Astrario se move a roda do ano, marcando os dias da semana, o nome dos santos e a duração do dia em horas e minutos.

O Astrario funciona graças a um mecanismo de relógio mecânico, cujas engrenagens são colocadas em movimento graças a um peso amarrado a uma corda revestida em grosso cilindro, cuja base é de madeira. A sua reconstrução foi possível graças a obra escrita de Giovani Tractatus Astrarii que descreve o projeto e as fases de contrução.

Giovani Dondi, projetou e construiu o Astrario entre os anos 1348 e 1364. Era um homem de ciência e também humanista que ensinou medicina, filosofia, matemática e astronomia na Universidade de Padova e Pavia. Um renascentista como Leonardo.

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template