/* Facebook Like button

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Alexandre, o Grande é Sagitário, Áries e Peixes

Alexandre Magno na batalha de Isso (Museo Archeologico Nazionale di Napoli)

Como alguns de vocês sabem, depois de voltar da viagem à Espanha eu estava empenhada aqui com um exame de História Grega na universidade. Após quatro dias de estudo intenso, correu tudo bem! Já tô me acostumando com o estilo dos exames daqui, e fico feliz de não me sentir mais tão insegura com o fato deles serem orais.

Ah, e como é bom estudar história grega! Alguns personagens são iguais aos que conhecemos hoje, pois são movidos pela ganância, ambição, vaidade e poder. Mas outros trazem um algo a mais.
Sócrates, por exemplo, o filósofo da contra-corrente que, na busca pela verdade, desafiou os sofistas e se tornou um personagem muito incômodo no mundo grego. Morreu pela sua verdade! Ou o espartano Leônidas que, pela ideologia da sua pólis, lutou até a morte nas Termópolis. Ou ainda o astutíssimo ateniese Temistocles, que interpretou o oráculo de Delfo de uma forma muito particular e, graças a sua inteligência, venceu o numerosíssimo exército persiano em Salamina.
Porém, o mais impressionante de todos foi mesmo Alexandre Magno.

Ele nasceu em 326 a.C., filho de Felipe II, Rei de Macedônia. Com a morte do pai, em 336 a.C., Alexandre mostrou logo a que veio. Naquele momento não bastava somente ser filho de rei para tomar o trono. Era preciso bem mais que isso, pois havia muitos pretendentes ao cobiçado reino Macedônico. Alexandre tinha esse algo a mais - e muito mais ainda, como a História ensina. Foi com determinação que Alexandre matou todos os pretendentes e se impôs como o rei de Macedônia. Naquela época, já com Felipo II a Macedônia havia se erguido como a grande potência grega. Atenas e Esparta, depois da longa Guerra do Peloponeso, não conseguiram mais manter a tão desejada hegemonia.

Os atenienses tiveram que engolir Felipe II e seu filho Alexandre. A verdade é que a Macedônia sempre admirou muito a cultura dos atenieses, ao ponto de mandar buscar professores para ensinar os filhos dos nobres. Mas Atenas, que ficava no centro da Grécia, tinha dúvidas quanto aos macedônios serem gregos ou não. A Macedônia era uma região muito ao norte da Grécia, e seu povo era considerado quase bárbaro para os atenienses. Com a morte de Felipe II, em Tebas e Atenas se criou um boato de que também Alexandre, "o menino bobo" teria morrido. O fato é que o jovem princípe, segundo o que nos conta Plutarco, sabendo disso logo se apresentou aos muros de Tebas e destruiu totalmente a cidade. Já quando chegou em Atenas, não pôs abaixo nem um tijolo, a respeitou da mesma forma que havia feito o pai na guerra de Cheronea em 339-338 a.C. E mostrou de novo que de menino bobo não tinha nada.

Depois disso, para resumir, Alexandre reconquistou a Iônia, que havia sido dominada pelos Persas. Não contente com isso, acabou por conquistar a Asia e o Egito, criando o maior império já visto até então, como muitos de vocês devem saber.

O interessante nisso tudo é que o pai de Alexandre, Felipo II, dizia ser descendente de Hércules enquanto que a mãe, Olimpia, dizia ser descendente do Herói da Guerra de Tróia, Aquiles. Alexandre cresceu nesse ambiente e teve como professor nada mais nada menos que Aristóteles, que lhe ensinou ciência e arte. Segundo o que conta Plutarco, Alexandre não se separava da Iliada, livro que conta a Guerra de Tróia e que Aristóteles lhe deu de presente. O cara era grande mesmo.

Ao lado de suas campanhas militares, Alexandre fez outras campanhas propagandistas: fez sacrícios à deusa Atenas, ao seu suposto antepassado Aquiles, cortou um nó que deveria ser desfeito em Górdio e para completar, segundo uma lenda por Alexandre mesmo alimentada, ele seria filho do próprio Zeus.

Alexandre, o Grande montado no seu cavalo expandiu o mundo grego em limites nunca antes visto. Por isso é Sagitário. É Sagitário também porque estudou com um dos maiores filósofos que já existiram, é Sagitário porque descende do próprio Zeus, é Sagitário até no nome: Alexandre, O Grande!

Alexandre é Áries porque já aprendia a lutar desde pequeno, não titubeou um instante sequer em se impôr como rei, mas mais que rei ele era um líder. Conquistou o que o pai queria, mas foi mais além, bem além. Conquistou outros povos no sentido pleno da palavra, pois os trouxe para o seu lado e os integrou numa cultura helenistica. Sabia lutar e sabia o que queria.

Alexandre é Peixes porque não via os povos que conquistava como "outros", se metamosfoseava neles. Casou-se com inúmeras asiáticas. Tinha curiosidade pela cultura dos outros povos e queria fundar um único reino multi-cultural. Além disso, Alexandre morreu jovem, um pouco antes de completar os 33 anos de uma doença desconhecida. Doença desconhecida é coisa de Peixes e morte perto dos 33 anos nos faz lembrar de Cristo.

Depois de Alexandre nenhum outro conseguiu sucedê-lo. Seus inúmeros filhos eram todos ainda muito jovens. Seu reino multi-étnico morreu junto com ele, mas sua fama é conhecida ainda hoje em todo o mundo.


Estatueta do jovem Alexandre montando um cavalo; Bagram, Afghanistan
Bibliografia: Storia Greca a cura di Marco Betalli

6 commenti:

Unknown on 10 de maio de 2008 às 02:09 disse...

Ele nasceu em julho no q corresponde a nosso calendário, logo, não pode ter esta combinação.
Mais provável câncer(sol) e Leão(lua).

Anônimo disse...

Estimados Hermanos Cósmicos

Les estamos comunicando que el segundo libro


EL SER UNO II
PLANETA 3.3.3.
LOS GUARDIANES DE TERA

Se encuentra disponible y GRATIS en nuestro nuevo site:

www.elserunolibros.com.br

El Conocimiento del SER UNO es transmitido por los maestros de Alfa Centauri. Ha llegado a nosotros para ayudarnos a depurar nuestras energías-pensamientos, solo de esta forma podremos entrar al ALINEAMIENTO CÓSMICO que comenzará en el año 2,014

SOMOS TODOS SOMOS UNO
El universo agradece


POR FAVOR DISTRIBUYE ESTA INFORMACIÓN Y FORMA LA CADENA DE CONOCIMIENTO, ENTENDIMIENTO Y AMOR

Unknown on 26 de dezembro de 2021 às 22:41 disse...

Alexandre III nasceu em 21 de julho, por tanto ele é gêmeos. Bjs

Anônimo disse...

Engraçado: Os leitores querem ir contra um estudo e pesquisa feita, então por uma Astróloga Professora de português e literatura (UFRGS) Professora de italiano (Università Amedeo Avogrado del Piemonte Orientale) Mestre em Literaturas Pós-Colonias (UFRGS) E ainda é uma mãe pilota de bike e fogão. Mais respeito! Não acham?

Anônimo disse...

Alexandre é sagitário e aries nada de peixes. Não estraga o nome com o signo de peixes esse nome não merece isso.

Anônimo disse...

Alexandre não era mulherengo. Ele casou-se 3 vezes, sendo as duas últimas por interesse político.

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template