/* Facebook Like button

quinta-feira, 3 de julho de 2008

A Lenda de Beowulf

Super dica de filme que vi ontem: "A Lenda de Beowulf" com a bella e poderosa Jolie e o Anthony Hopkins. O filme é inspirado no poema épico, Beowulf - uma narrativa nórdica, anônima e escrita em inglês antigo, com datação para o VIII século.

Ah, e nada mais nada menos que o Neil Gaiman, o autor de Sandman, fez a adaptação pro cinema. O filme é daqueles computadorizados que mantém as feições dos atores. Olha a poderosa Jolie aí:

O legal é que em muitas cenas, se reconhece a linguagem poética, como por exemplo as aliterações. Me emociona pensar que histórias como essas chegam até nós hoje, graças à voz, o corpo e às técnicas mnemônicas dos cantadores, e que mais além, algum -provavelmente alguns - escribas suaram para passar para a língua escrita.

Técnicas mnemônicas devem ter sido acordadas por Câncer e Virgem, não? O primeiro é o portador das memórias e o segundo das técnicas.

Um contador de histórias precisa se ater ao essencial (Virgem) para poder contar o seu causo e adicionar a isso as técnicas para memorizar a historia: como as rimas, o ritmo, as repetições. Tudo isso a serviço da memória (Câncer).

Então, sob um céu de Marte em Virgem e de um Sol/Lua em Câncer (Lua novíssima cheirando a lençóis branquinhos), fica ai minha homenagem às boas histórias.

2 commenti:

Anônimo disse...

Yuts, daw palagpat imo blog.

Anônimo disse...

Alla hu akhbar!!!

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template