/* Facebook Like button

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mestre Russo, o Zelador

Ontem, no Ibrit, assisti junto com meus alunos, uma palestra do capoeirista Jonas Rebelo, mais conhecido como Mestre Russo, criador da Roda de Caxias, na Baixada Fluminense. Foi uma palestra forte pra caramba e não teve uma pessoa lá dentro que não tenha saído mais rica desse encontro. Mestre Russo falou do seu trabalho, através da sua vida. Momentos bons e ruins. Superações, perseguições que sofreu junto com outros colegas capoeiras, durante o período militar. Todos perseguidos porque considerados malandros, perigosos, boêmios, pertubadores da 'ordem', enfim.

Ouvimos um pouco do que ele tinha a dizer e depois assistimos a projeção do filme "O Zelador" que mostra sua vida, na Baixada Fluminense.



Uma vida com poucas coisas, mas repleta de sentidos.

Nada mais sagitariano do que a palavra 'Mestre', pensei ontem, enquanto assistia. No entanto, Mestre Russo dizia: não quero que se crie nenhum imaginário em torno da minha pessoa, eu sou uma pessoa cheia de defeitos e limitada pra caramba. Fui atrás da sua data de nascimento e tá lá: um virginiano da gema, com Júpiter, o mestre, também no signo da prestimosidade. Ele dizia: precisamos de menos imaginário para lidar com a capoeira e ir mais aos documentos. A capoeira, é certo, tem origens negra, mas ela é tb uma mistura do passo dos índios, da influência branca, européia.

Um virginiano com pés no chão, que só os lança aos ares quando segura a terra com as mãos. Virgem e Peixes. Virgem, as mãos. Peixes, os pés. Sol e Marte de Jonas.

E a capoeira é uma luta, uma dança cheia de ginga, que comunica, uma dança malandra, de rua. É Mercúrio se divertindo.

O regente do Sol em Virgo, Mercúrio, está em Libra no mapa dele e eis aqui outra frase que me atravessou: eu não sou o dono da verdade, mas eu sei reconhecer quando ela está presente, ou não. E o Amor é uma verdade. Depois existem muitas interpretações disso. Com essa beleza de frase ele parou o seu discurso e fomos assistir ao filme.

Recomendo muitíssimo, O Zelador. É assim que Mestre Russo, humildemente, se denomina, o Zelador da Capoeira. Nada mais virginiano, não? A humildade e o Zelo de Virgem. Disse ele, ainda:

A capoeira é uma luta, uma dança, uma linguagem e o exercício com os músculos é o que forja a virtude.

Outra coisa que chama atenção no mapa de Jonas é a Lua em Áries. Essa Lua, desde cedo, aprende que tem que se defender para sobreviver neste mundo. E foi isso que ele fez. É Lua guerreira, que pressente o perigo. Marte, o dispositor da Lua está em Peixes: a sua luta é grande, a sua luta se deu por meio de um esporte marginal, perseguido. E a sua luta hoje é trazer para a capoeira os jovens da Baixada Fluminense. Uma luta por auto - estima, por superação. Uma luta que visa, mais do que superar a pobreza, superar a falta de sentido, a invisibilidade. Uma luta que se dá num lugar marginalizado. Marte em Peixes até fora d'água.

E defende a capoeira de alma, uma capoeira sem código de barras.

A sua mulher diz no documentário que a capoeira o alimenta e alimenta também seus alunos. Disse que para ela é ótimo que ele tenha se casado com a capoeira, pois ele volta para casa mais tranquilo, de bem com a vida. E ela, que se denomina a amante, fica com a parte melhor. E dava risada!

Lindos!

Ele terminou dizendo que estava realizando um sonho, que conhecer a Itália e a Grécia são sonhos que ele sempre acalentou. Disse que a Grécia ainda não conhece, mas que dentro do possível estava vivendo seus sonhos.

Jonas Rabelo, uma lindeza de pessoa.

0 commenti:

 

Sites amigos

  • Lua em Escorpião! - O Sol está em Câncer e a Lua em Escorpião. Câncer é signo regido pela Lua. Sol e Lua no céu nos colocam então em contato profundo com o Si mesmo. Um tempo ...
    Há um mês

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template