Ouvimos um pouco do que ele tinha a dizer e depois assistimos a projeção do filme "O Zelador" que mostra sua vida, na Baixada Fluminense.
Uma vida com poucas coisas, mas repleta de sentidos.
Nada mais sagitariano do que a palavra 'Mestre', pensei ontem, enquanto assistia. No entanto, Mestre Russo dizia: não quero que se crie nenhum imaginário em torno da minha pessoa, eu sou uma pessoa cheia de defeitos e limitada pra caramba. Fui atrás da sua data de nascimento e tá lá: um virginiano da gema, com Júpiter, o mestre, também no signo da prestimosidade. Ele dizia: precisamos de menos imaginário para lidar com a capoeira e ir mais aos documentos. A capoeira, é certo, tem origens negra, mas ela é tb uma mistura do passo dos índios, da influência branca, européia.
Um virginiano com pés no chão, que só os lança aos ares quando segura a terra com as mãos. Virgem e Peixes. Virgem, as mãos. Peixes, os pés. Sol e Marte de Jonas.
E a capoeira é uma luta, uma dança cheia de ginga, que comunica, uma dança malandra, de rua. É Mercúrio se divertindo.
O regente do Sol em Virgo, Mercúrio, está em Libra no mapa dele e eis aqui outra frase que me atravessou: eu não sou o dono da verdade, mas eu sei reconhecer quando ela está presente, ou não. E o Amor é uma verdade. Depois existem muitas interpretações disso. Com essa beleza de frase ele parou o seu discurso e fomos assistir ao filme.
Recomendo muitíssimo, O Zelador. É assim que Mestre Russo, humildemente, se denomina, o Zelador da Capoeira. Nada mais virginiano, não? A humildade e o Zelo de Virgem. Disse ele, ainda:
A capoeira é uma luta, uma dança, uma linguagem e o exercício com os músculos é o que forja a virtude.
Outra coisa que chama atenção no mapa de Jonas é a Lua em Áries. Essa Lua, desde cedo, aprende que tem que se defender para sobreviver neste mundo. E foi isso que ele fez. É Lua guerreira, que pressente o perigo. Marte, o dispositor da Lua está em Peixes: a sua luta é grande, a sua luta se deu por meio de um esporte marginal, perseguido. E a sua luta hoje é trazer para a capoeira os jovens da Baixada Fluminense. Uma luta por auto - estima, por superação. Uma luta que visa, mais do que superar a pobreza, superar a falta de sentido, a invisibilidade. Uma luta que se dá num lugar marginalizado. Marte em Peixes até fora d'água.
E defende a capoeira de alma, uma capoeira sem código de barras.
A sua mulher diz no documentário que a capoeira o alimenta e alimenta também seus alunos. Disse que para ela é ótimo que ele tenha se casado com a capoeira, pois ele volta para casa mais tranquilo, de bem com a vida. E ela, que se denomina a amante, fica com a parte melhor. E dava risada!
Lindos!
Ele terminou dizendo que estava realizando um sonho, que conhecer a Itália e a Grécia são sonhos que ele sempre acalentou. Disse que a Grécia ainda não conhece, mas que dentro do possível estava vivendo seus sonhos.
Jonas Rabelo, uma lindeza de pessoa.

0 commenti:
Postar um comentário