/* Facebook Like button

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Américo Vespúcio


Amérigo Vespucci - Galleria degli Uffizi - Firenze

Tirei essa foto na frente da Galleria degli Uffizi, em Firenze. Nela, o homem que deu nome a todo um continente. Nascido em Firenze, em 9 de março de 1454, Américo Vespúcio, um pisciano com Mercúrio também em Peixes, foi um dos principais navegadores italianos à época das grandes descobertas geográficas. Amigo de Cristóvão Colombo, o oficial descobridor da América a despeito de inúmeras controvérsias, Vespúcio, nascido sob um céu de Marte em Aquário, foi o primeiro homem a sustentar a idéia de haver descoberto um novo continente, um novo mundo, e não somente a rota para chegar às Indias.

Na sua segunda grande viagem, Vespúcio observou quatro estrelas - já conhecidas pelos Incas -que apontavam para o Sul e vieram depois a ser chamadas de La croce del Sud, mais conhecidas por nós como o Cruzeiro do Sul. Em uma das suas inúmeras cartas a Lorenzo di Pier Medici, Vespúcio citou os célebres versos do Purgatório de Dante Alighieri para descrever as estrelas:

« Io me volsi a man destra, e puosi all'altro polo, e vidi quattro stelle non vista mai fuor ch’alla prima gente. Goder pareva il ciel di lor fiammelle: oh settentrional vedovo sito, poi che privato se´ di mirar quelle! » (Quatro estrelas iluminavam o céu do Pólo Sul. Quatro estrelas nunca vistas por homem algum em vida (a não ser pelo primeiro casal), pois nunca são vistas no céu do hemisfério norte.)

Nas considerações feitas pela Wikipedia italiana a respeito do caráter de Américo Vespúcio, encontrei e traduzi o seguinte:

"A importância de Américo Vespúcio não está só nas "suas descobertas" mas nas informações que os europeus receberam a repeito da América, o novo continente, ainda em grande parte desconhecido para além do oceano Atlântico. À diferença de muitos outros exploradores , Vespúcio não era movido pelo desejo de poder, não procurava imensas riquezas e nem era motivado pela idéia de evangelizar os nativos americanos. A sua mente era livre e ele era movido por uma curiosidade inata pelos povos encontrados, suas tradições, sua língua e seus costumes. Tinha interessa pela fauna, pela vegetação e interesse em entender realmente a geografia dos novos lugares visitados. A sua paixão geografica, em nada maculada pelos desejos de poder e riqueza, e a sua genial intuição foram reconhecidas pelos ilustres cosmógrafos da época, e por isso o nome América permanece e permanecerá a testemunhar a glória imortal do viajante fiorentino."

Ainda vale lembrar que o ilustre viajante tinha o deus do Olimpo, o planeta Júpiter, no pioneiro Áries. E como não sei o horário de nascimento dele, a Lua dele estava ou em Peixes ou em Áries. Arrisco a dizer que está mais para Áries e perto de Júpiter, bem condizente com o pioneiro viajante que deu nome ao Novo Mundo.

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template