/* Facebook Like button

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Galileo Galilei



Essa foto foi tirada na Galleria degli Uffizi em Florença.

Hoje a Lua está em Aquário e eu me lembrei deste super aquariano, Galileo Galilei.

Ele nasceu em Pisa no dia 15 de fevereiro de 1564 e foi um físico, filósofo, astrônomo e matemático italiano. Um dos maiores cientistas da Idade Moderna.

O seu nome é associado a importantes contribições em dinâmica ( princípio de inércia) e em astronomia. Descobriu a rotação da Terra, as manchas solares, os satélites de Júpiter, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, as estrelas que compõem a Via Láctea e introduziu o método científico.

Galileo foi acusado de subverter a filosofia natural aristotélica e a Sacra Escritura e por isso veio a ser condenado como herético pela Igreja Católica e obrigado, em 22 de junho de 1633, a renunciar às suas concepções astrônomicas.

Galileu ainda foi um dos primeiros cientistas a intuir que a velocidade da luz não era infinita. O seu experimento não deu muito certo, mas a intuição estava correta, pois tempos depois tal velocidade foi medida.

Tudo a ver com Aquário! Esse é o intuitivo dos signos de ar. Aquário já sabe! Gêmeos faz mil conexões, é o curioso, Gêmeos pensa. Libra equilibra, se envolve, se relaciona. Aquário quebra, rompe com padrões pré estabelecidos.

Galileo tentou reivindicar a autonomia da ciência com relação ao catolicismo:

"(...) nas disputas dos problemas naturais não se deveria começar pela autoridade das Escritutas, mas sim pelas sensatas experiências e demonstrações necessárias (...)"
(Galileo Galilei, "Carta a Madame Cristina di Lorena")

O célebre cientista tentou se defender, uma vez que suas descobertas contrastavam com alguns trechos da Bíblia. No Antigo Testamento se diz que Deus manteve o Sol parado por três dias de modo a permitir que Josué e os Hebreus vencessem o inimigo, enquanto Galileo sustentava que a Terra é que gira em torno ao Sol. Às objeções da Igreja, Galileo respondeu que a biblia não era um tratado de astronomia.

Curto e grosso, sem rodeios. Aquário não tem paciência com anacronismos. Teve problemas, claro, e foi obrigado a renunciar às suas descobertas astronômicas.

Com o passar do tempo foi a Igreja Católica que pediu "scusa" a Galileo.

O futuro o esperava.

1 commenti:

Unknown on 20 de novembro de 2007 às 03:47 disse...

Passei por aqui e o passeio foi lindo. Adoro seu blog!
Fale um pouquinho de capricórnio!!rsrs
Bj
Simone (athena.romana@gmail.com)

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template