sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Galileo Galilei
Essa foto foi tirada na Galleria degli Uffizi em Florença.
Hoje a Lua está em Aquário e eu me lembrei deste super aquariano, Galileo Galilei.
Ele nasceu em Pisa no dia 15 de fevereiro de 1564 e foi um físico, filósofo, astrônomo e matemático italiano. Um dos maiores cientistas da Idade Moderna.
O seu nome é associado a importantes contribições em dinâmica ( princípio de inércia) e em astronomia. Descobriu a rotação da Terra, as manchas solares, os satélites de Júpiter, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, as estrelas que compõem a Via Láctea e introduziu o método científico.
Galileo foi acusado de subverter a filosofia natural aristotélica e a Sacra Escritura e por isso veio a ser condenado como herético pela Igreja Católica e obrigado, em 22 de junho de 1633, a renunciar às suas concepções astrônomicas.
Galileu ainda foi um dos primeiros cientistas a intuir que a velocidade da luz não era infinita. O seu experimento não deu muito certo, mas a intuição estava correta, pois tempos depois tal velocidade foi medida.
Tudo a ver com Aquário! Esse é o intuitivo dos signos de ar. Aquário já sabe! Gêmeos faz mil conexões, é o curioso, Gêmeos pensa. Libra equilibra, se envolve, se relaciona. Aquário quebra, rompe com padrões pré estabelecidos.
Galileo tentou reivindicar a autonomia da ciência com relação ao catolicismo:
"(...) nas disputas dos problemas naturais não se deveria começar pela autoridade das Escritutas, mas sim pelas sensatas experiências e demonstrações necessárias (...)"
(Galileo Galilei, "Carta a Madame Cristina di Lorena")
O célebre cientista tentou se defender, uma vez que suas descobertas contrastavam com alguns trechos da Bíblia. No Antigo Testamento se diz que Deus manteve o Sol parado por três dias de modo a permitir que Josué e os Hebreus vencessem o inimigo, enquanto Galileo sustentava que a Terra é que gira em torno ao Sol. Às objeções da Igreja, Galileo respondeu que a biblia não era um tratado de astronomia.
Curto e grosso, sem rodeios. Aquário não tem paciência com anacronismos. Teve problemas, claro, e foi obrigado a renunciar às suas descobertas astronômicas.
Com o passar do tempo foi a Igreja Católica que pediu "scusa" a Galileo.
O futuro o esperava.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 commenti:
Passei por aqui e o passeio foi lindo. Adoro seu blog!
Fale um pouquinho de capricórnio!!rsrs
Bj
Simone (athena.romana@gmail.com)
Postar um comentário