/* Facebook Like button

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Prato do dia: Lasagne al pesto

Post sem acentos! Meu teclado em portugues nao esta funcionando. 

Eu faço a lasagna al pesto de forma bastante simples e rapida. Primeiro porque nao faço a massa da lasagna em casa. A compro no mercado 'quase' caseira, assim como a besciamella e o pesto alla genovese que se encontram aqui 'quase' caseiros, tambem. De todo modo, o manjericao nessa epoca de ano eh dificil encontrar em abundancia aqui, ao contrario do que acontece no Brasil.

Lasagne al pesto porçao para 4 pessoas

Esta abaixo fiz ontem à noite:


Ingredientes para o pesto

Muito, mas muito manjericao
6 dentes da alho
1 mao cheia de nozes
1 copo de oleo de oliva extra virgem
100 gr de queijo pecorino (feito com leite de cabra)
100 g de parmesao

Modo de fazer: com exceçao dos queijos, bata tudo no liquidificador. Por fim adicione os queijos ja ralados. O molho deve ser fluido e consistente, ao mesmo tempo. Caso fique muito pastoso, adicione mais oleo de oliva. Caso, fique muito fluido, mais manteiga.

Para a massa:

500 gr de massa de lasagna
100 gr de parmesao ou de mozzarella di bufala

Outro ingrediente que nao se encontra facilmente pronto no Brasil e, em outros paises fora da Italia eh a besciamella, feita com farinha, leite e manteiga. Eu recomendo que se substitua por creme de leite. Ou se voce quiser fazer em casa, faça assim:

Besciamella:

Em uma panela coloque 50 gr de manteiga com o fogo baixo. Depois adicione 50 gr de farinha e mexa bem ate dissolver a farinha na manteiga. Adicione por fim 1 copo de leite e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Por fim, adicione sal e pimenta a gosto e se quiser nozes raladas. Deixe esfriar um pouco.

Depois eh so ir montado a lasagna: unte uma forma com manteiga, coloque a massa de lasanha, a besciamella, o pesto e o queijo parmesao, ralado ou em fatias. siga assim ate a ultima camada. Coloque no forno o tempo indicado para a massa que estiver usando. Por fim, termine decorando com umas folhinhas de manjericao e Voilà.

Sirva com um vinho tinto delicado e frutado. 

Buon appetito! 

2 commenti:

Anônimo disse...

Hummm, q delícia hein Dani! Molho al pesto é muito bom, aprendi a fazer depois que comi "trofie al pesto" em Gênova. Faz um tempo que comprei uma muda de manjericão pra casa da minha sogra, e cuidando bem ele ficou enorme, pensei que qdo eu tirasse as folhas q ele morreria, mas não, está cada vez maior! Então, vez ou outra qdo vou pra lá faço uma pasta al pesto pra nós, todos adoram...Muito manjericão meswmo e azeite de oliva extra virgem, coloco no liquidifcador e depois ainda rego a massa pra não ficar seca, só não coloco o pecorino, mas deve dar uma diferença né...Bjs Lizi!

Daniela Scheifler on 26 de fevereiro de 2010 às 13:02 disse...

Lizi, minha sogra tb plantou um pe de majericao na casa dela e ficou imenso, lindo. Manjericao precisa de mta agua e calor. No lugar do pecorino, coloque o parmesao. Diferença tem, mas eh muito sutil.

beijos, beijos

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template