/* Facebook Like button

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Ainda na onda das saudades...


Saudade - sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável (freq. us. tb. no pl.) ( Houaiss)


Saudade - palavra que outras nações não possuem, conseguem no máximo a expressão "sentir falta", que não abrange esse sentimento que nos atinge de formas diversas. (Banana&Etc)

Saudade - é um termo que deriva da cultura lusitana, primeiro portuguesa e depois brasileira, que indica melancolia, um sentimento afim à nostalgia, uma esperança que se teme vã. Tem uma dimensão mística como aceitação do passado e fé no futuro. É uma tristeza que não faz só mal e também um prazer que não faz só bem e é representada simbolicamnte pelo sorriso triste dos portugueses. Galati a define como a tristeza da lembrança dos momentos felizes. Está largamente presente no fado português, mas ainda mais na música brasileira, sobretudo na bossa nova, cujas primeiras canções de sucesso foram chamadas próprio de Chega de Saudade, composta por Tom jobim e interpretada por João Gilberto. (wikipedia italiana)


Saudade cai muito bem para Peixes. Melancolia, tristeza que não faz só mal e prazer que não faz só bem são próprios da natureza paradoxal pisciana. Além disso Peixes está sempre ligado às experiências passadas, ressignificando-as e sonhando outras melhores.

Portugueses, fado, além mar, mar, oceano, saudade, melancolia...tudo se liga a Peixes! Peixes é o marujo Português.


Quando ele passa, o marujo português
Nao anda, passa a bailar, como ao sabor das marés
E quando se jinga, põe tal jeito, faz tal proa
Só para que se não distinga
Se é corpo humano ou canoa (...)

(Maria Bethania)

Quando a saudade aperta gosto de cantar essa música do Lupcínio: Felicidade! E assim me transporto com o pensamento e o coração. Quem é que não conhece essa música? e não é só no Sul, essa cantiga é conhecida no Brasil todo. Já é popular, querem ver?

Felicidade

Felicidade foi-se embora
e a saudade no meu peito
inda mora e é por isso que eu gosto
lá de fora, onde sei que a falsidade
não vigora

A minha casa fica lá detrás do mundo
onde eu vou em um segundo
quando começo a cantar

E o pensamento parece uma coisa à toa
Mas como é que a gente voa
quando começo a pensar

0 commenti:

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template