"Ó, Senhor de nome sublime e da grande potência, ó, Senhor Supremo; ó, Senhor Saturno: Tu, o Frio, o Estéril, o Desolado, o Pernicioso; Tu cuja vida é sincera e a palavra certa; Tu, o Sábio e Solitário, o Impenetrável; Tu, cujas promessas são mantidas; Tu, que é fraco e cansado; Tu, mais do que qualquer outro cheio de afazeres, que não conhece nem prazer, nem alegria; Tu, o velho e astuto, mestre de todos os artificios, enganador, sábio e perspicaz; Que traz prosperidade ou ruína e faz os homens felizes ou infelizes! eu te suplico , ó, Pai Supremo, pela Tua grande benevolência e a Tua generosa munificência, acolhe o meu pedido..."
Tradução livre minha do Puer Aeternus de James Hillman
Fica evidente a duplicidade nos significados de Saturno, não? De um lado Saturno é o deus benigno da agricultura, o Senhor da Idade de Ouro. De uma era de abundância. De outro, ele é também o deus destronado e solitário, deus da morte e dos mortos, devorador de seus filhos.
Como todo símbolo, Saturno possui suas polaridades. De todo modo, Saturno é quem nos sustenta, é a nossa estrutura, nossa coluna vertebral! Deixo, então, essa oração a ele e lhe presto homenagem, mais uma vez e sempre.
2 commenti:
Adorei a oração de Saturno, to precisando mesmo orar pra acalmar os ânimos dele comigo e tentar incorporar alguns dos aspectos positivos dele pq ando em falta ....
Demais, né? Eu vejo Saturno sempre como um mal necessário, uma coisa boa, portanto. Mesmo nos momentos mais difíceis, sinto que aquilo tudo que ele traz: os limites, a dureza, tem um porquê, uma razão para crescer. Tenho a Lua aplicando sextil a ele, deve ser por isso :)
Postar um comentário