/* Facebook Like button

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Horoscopus do dia 11, parte I: Oração a Saturno

A Lua continua no Capricórnio - no finalzinho desta lunação que se deu neste mesmo signo - por quase todo este giovedì, giorno de Giove! Capricórnio é regido por Saturno, o deus do tempo, dos limites, vocês sabem. E ontem, numa das minhas leituras encontrei esta oração árabe do Picatrix do século X, a Saturno:

"Ó, Senhor de nome sublime e da grande potência, ó, Senhor Supremo; ó, Senhor Saturno: Tu, o Frio, o Estéril, o Desolado, o Pernicioso; Tu cuja vida é sincera e a palavra certa; Tu, o Sábio e Solitário, o Impenetrável; Tu, cujas promessas são mantidas; Tu, que é fraco e cansado; Tu, mais do que qualquer outro cheio de afazeres, que não conhece nem prazer, nem alegria; Tu, o velho e astuto, mestre de todos os artificios, enganador, sábio e perspicaz; Que traz prosperidade ou ruína e faz os homens felizes ou infelizes! eu te suplico , ó, Pai Supremo, pela Tua grande benevolência e a Tua generosa munificência, acolhe o meu pedido..."

Tradução livre minha do Puer Aeternus de James Hillman

Fica evidente a duplicidade nos significados de Saturno, não? De um lado Saturno é o deus benigno da agricultura, o Senhor da Idade de Ouro. De uma era de abundância. De outro, ele é também o deus destronado e solitário, deus da morte e dos mortos, devorador de seus filhos.

Como todo símbolo, Saturno possui suas polaridades. De todo modo, Saturno é quem nos sustenta, é a nossa estrutura, nossa coluna vertebral! Deixo, então, essa oração a ele e lhe presto homenagem, mais uma vez e sempre.

2 commenti:

Elias Mendes on 11 de fevereiro de 2010 às 11:13 disse...

Adorei a oração de Saturno, to precisando mesmo orar pra acalmar os ânimos dele comigo e tentar incorporar alguns dos aspectos positivos dele pq ando em falta ....

Daniela Scheifler on 11 de fevereiro de 2010 às 11:37 disse...

Demais, né? Eu vejo Saturno sempre como um mal necessário, uma coisa boa, portanto. Mesmo nos momentos mais difíceis, sinto que aquilo tudo que ele traz: os limites, a dureza, tem um porquê, uma razão para crescer. Tenho a Lua aplicando sextil a ele, deve ser por isso :)

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template