/* Facebook Like button

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Martedì grasso

Il martedì grasso, ou terça feira gorda é uma festa de origem católica que representa o fim da semana de 7 dias de carnaval. Hoje ainda se festeja, antes da quarta-feira de cinzas. Mas amanhã para os católicos inicia-se a Quaresma e o período de abstinência.

Agora, católicos ou não, para quem quiser aproveitar il martedì grasso alla grande, segue uma receita tradicional daqui de Novara. Antes de qualquer coisa, lhes digo: o queijo Gorgonzola é originário do norte da Itália, desta região onde moro. Cidades como Gorgonzola, Novara e Pavia são as principais produtoras. Por isso, existem inúmeras receitas com o famoso queijo por aqui.
Na terra do Gorgonzola, le penne alla novarese fazem sucesso. Eu a fiz ontem à noite, de novo:

Segue a receita:
Penne alla novarese (4 pessoas)
Ingredientes:
350 gr de massa penne, 250 gr de espinafre, 40 gr de manteiga, 250 de gorgonzola, 1 alho poró grande, 150 gr de molho branco, 100 ml de vinho branco, sal e pimenta branca.
Modo de fazer:
Massa: como qualquer outra massa: ponha água a ferver com uma colherinha de sal, ponha a massa e controle o tempo para servir al dente. Você pode usar sal grosso ao invés de sal refinado. É mais saudável e o resultado é o mesmo.
Molho: picar o espinafre, ou batê-lo no liquidificador. Eu prefiro cortar para ver os pedacinhos dele na comida, depois. Agora, com o liquidificador é bem mais rápido. Escolha você aí. Depois de picado, ou levemente batido, ponha-os para cozinhar com um pouco d’água. Cozinhe-os por alguns minutos, até que eles murchem na panela. Tempere com uma colherinha de sal. Depois com a manteiga, em outra panela, frite o alho poró, levemente, ponha o vinho branco e deixe evaporar o álcool. Em seguida, acrescente os espinafres, o molho branco, o queijo já picado e pimenta branca a gosto. Mexa tudo em fogo baixo. Caso precise engrossar o molho, dissolva uma colherinha de maisena em 1/4 de copo de leite, acrescente ao molho e mexa até engrossar.
Depois de pronto, acrescente o molho à massa e… voilà.
Ah, e já que é quarta-feira gorda, deixo aqui também uma receita bem simples e gostosa para o antipasto. Esta é uma receita tradicional dos camponeses. O nome deriva do verbo italiano abbrustolire, que nada mais é que torrar. A bruschetta pode ser feita de inúmeras formas. Eu a faço assim:
Bruschetta
4 pessoas:
Ingredientes: sobras de pão, qualquer pão. 3 tomates bem maduros e beeeem gelados. 4 dentes de alho. 1 maço de manjericão fresco, 2 colheres de sopa de óleo de oliva extra virgem, sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer: ponha o pão no forno em fatias e deixe-as torrar, levemente. Coloque todos os outros ingredientes no liquidificador, bata e sirva em cima das fatias de pão quente. E decore com o manjericão. E se quiser, ponha mas um pouquinho de óleo de oliva. Pronto. O molho gelado com o pão quente fica delizioso. E é bem simples de fazer, né? Além de resolver o problema da sobra de pães.
Para acompanhar: água e vinho tinto forte, encorpado. Tipo Cabernet, que tem bastante por aí. Ou, se achar, o Barbera ou o Nebbiolo, vinhos tradicionais da Região do Piemonte (Pé do monte), esta região aqui, pré-alpina.
Buon appetito, bei topoloni!

4 commenti:

Daniela do Carmo on 16 de fevereiro de 2010 às 14:18 disse...

Fizemos bruschetta ontem aqui, de janta. Mas a sua é mais rápida, sem dúvida. Eu faço assim: corto os tomatinhos cereja, tempero com sal, alho, azeite balsâmico, azeite de oliva extra virgem, parmesão ralado e deixo curtir. Jogo os pães na assadeira, tosto o suficiente pras beirinhas endurecerem um pouco, aí esfrego alho "quadriculado" que é pra soltar mais caldinho. Nisso vai o alho todo, pq eu capricho, então eu já escolho um dente de alho grande. O quadriculado é dica da minha avó: segura o alho no comprimento, corta 1cm na ponta um monte de vezes, aí corta quadriculando. Pronto, dá pra picar bem picadinho e/ou esfregar pra dar o cheiro. Jogo um pouco de alho amassado no pão, coloco azeite, orégano e boto pro forno. É a hora que eu chamo o Márcio pra comer, porque é muito rápido. Na mesa, já fica um pouco de parmesão em lasquinhas e azeite, pra gente montar as fatias na hora. As lasquinhas de parmesão vão em cima dos tomatinhos. Demora mais que o teu, mas nem tanto, nem 15 minutos até comer. O ritual é delicioso e a gente come solenemente. :-)

Daniela Scheifler on 16 de fevereiro de 2010 às 14:27 disse...

Dani, que delícia essa tua receita! Vou experimentar também. A bruschetta é geminiana mesmo, pois existem mil modos de se fazer. Guria, o alho quadriculado eu também faço, sempre que corto alho, corto assim e tb aprendi com a minha vó :))

beijossssss

Juliana Martins Tolotti on 21 de fevereiro de 2010 às 22:52 disse...

Dani,
Minha mãe fez essa receita pra nosso almoço de domingo! Muito bom!
:)
Beijos, Juliana!

Daniela Scheifler on 21 de fevereiro de 2010 às 23:54 disse...

Ai, que bom! beijos em vocês :)

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template