/* Facebook Like button

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Meridiana, a Rosa dos Ventos, a ciência e a Lua em Aquário no céu

Encontramos este monumento matemático em frente ao Istituto e Museo di Storia della Scienza, às margens do Arno, em Florença.



A Meridiana foi concebida como um "ornamento matemático"  do Istituto e Museo di Storia della Scienza, em Florença. Ela marca o tempo solar verdadeiro do lugar onde se encontra. A indicar a hora e a data é a sombra do globo de vidro colocado em cima da base de bronze. As horas, das 9 às 14, são indicadas pelas linhas centrais de metal, enquanto a data é indicada pelas linhas transversais que marcam o percurso diurno do Sol, nos vários períodos do ano. Precisamente quando o astro entra nos signos do zodíaco. 


Legal, né? Clique na imagem para vê-la ampliada. Não pudemos conferir fino in fondo e in loco se procedia, pois estava nublado e a parte de trás, essa que se vê na figura acima, estava toda em obras. Nela, pode-se ver, se eu entendi bem, que o Sol está nos primeiros graus de Aquário e que é, aproximadamente, uma da tarde.

As estações e os quatro elementos estão simbolizados pela escolha dos materiais: o calcário branco para a terra e o outono; o vidro para a água e o inverno; a pedra cinza para o ar e a primavera; o bronze para o fogo e para o verão.  

Na base da figura, há uma Rosa dos Ventos e ali está indicado, também, a procedência dos ventos que chegam à Itália. Os mais famosos são o Scirocco, vento quente que vem do sudeste, mais precisamente do Saara e o vento de Tramontana, vento frio que vem do Norte, brrr...

Os dois famosos ventos foram cantados por Jovanoti.



Fonte: Istituto e Museo di Storia della Scienza

2 commenti:

Nancy Passos on 9 de abril de 2010 às 21:29 disse...

Oi Dani !

adooooro, estes post's, viajo e fico encantada.

Obrigada, por compartilhar tantas coisas interessantes e belas.

Beijinhos,
Nancy

Daniela Scheifler on 9 de abril de 2010 às 23:50 disse...

Ai, que bom! Obrigada você também.

beijos, beijos

 

Sites amigos

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template