/* Facebook Like button

terça-feira, 6 de abril de 2010

Firenze, Florence, Florença

Como havia prometido, eis o post sobre a bela Florença. Assim como Veneza, essa foi a terceira vez que visitei a cidade família dos Medici. Tudo porque você pode ficar uns 15 dias lá e não verá tudo. Firenze abriga uma das galerias que mais amo neste mundo e que visitei por duas vezes. A Galleria degli Ufizzi. Lá, além de muitas estátuas e pinturas famosas, se encontra, por exemplo, La nascita di Venere e La primavera, ambos di Botticelli:

 La Primavera di Alessandro Filipepi conhecido como Botticelli. (1477 -1490)

La Primavera é meu preferido. Da esquerda para direita de quem vê: Mercúrio de pés alados com o caduceu voltado para o céu; As Três Graças empenhadas numa dança bastante graciosa; Vênus ao centro com o Cupido na parte de cima da pintura tentando flechar as Graças; Flora, a única que olha diretamente o observador; Clori, que produz flores primaveris pela boca e o vento Zéfiro (com aspecto muito frio) que tenta capturar a ninfa.

Mais sobre a Galleria degli Ufizzi, sobre Botticelli: Caravaggio eternizou o reflexo da Medusa no escudo de Perseu

E por falar em Medusa, não se pode deixar de falar de Perseu:


Perseu com a cabeça da Medusa
Benvenuto Cellini, 1545-1554
Firenze, Piazza della Signoria 

Clique aqui para ler um posto meu e saber mais sobre o Mito de Perseu .   

Na Piazza della Signoria, além de muitas outras estátuas, encontra-se também a cópia do David di Michelangelo:
O original encontra-se na Galleria dell'Academia e vale muito a pena ir ver. Lá dentro não se pode tirar fotos, de jeito nenhum. Uma pena, pois é uma estátua magnífica. 

Ainda na Piazza della Signoria (pode-se passar horas só ali), encontra-se La Fontana di Nettuno e vocês podem não acreditar, mas achei uma carta de baralho ali. Um Ás de Ouros. Lembrei imediatamente do escritor aquele que foi namorado da Carrie no Sex in the City. Tudo porque ele dizia que, em meio à cidade, era possível encontrar tais cartas, que bastava somente estar atento. Qual era mesmo o nome dele?  

Pode não significar nada, mas de um certo modo me senti agraciada. Agora imaginem se eu tivesse achado um Joker? (!!!)

Saindo dos corredores da Galleria degli Ufizzi, encontra-se o Rio Arno e a famosíssima Ponte Vecchio. A ponte é um símbolo da cidade de Firenze e atravessa a parte mais estreita do rio. 

A Ponte é de época romana e, na Idade Média, servia para atravessar o rio, claro, mas também como lugar para abrigar os açougueiros da cidade. Os restos de carne e dejetos de todo tipo eram jogados no rio, tudo para manter o decoro e a limpeza da cidade (!!!) Hoje em dia, sobre a ponte, encontram-se quase que somente belas e caras joalherias. Por curiosidade, entrei numa delas e perguntei o preço de um brinco de brilhantes, daqueles solteiros pequeninos de se colocar num segundo furo da orelha, sabe? € 388, 00 o bichinho. Converta tudo para reais e eis que chega a hora do espanto. A Vênus em Touro talvez comprasse. Na fot, eu sobre a Ponte Vecchio com minhas bijous:

Belo o Arno, né?

Firenze pode ser vista a pé. É uma cidade na medida do homem, como costumam dizer por aqui. E é uma delicia passear pelas suas ruas, assim, a esmo. Outro lugar que adoro visitar e passar algumas horas ali sentada só conversando é a Piazza di Santa Croce.  

Lembro que a primeira vez que estive em Firenze, em julho de 2007, fiz minha primeira refeição ali e comi um pedaço de pizza margherita. Sentada no banco da Piazza, eu e a Paula . Ali, também, é onde o Roberto Benigni interpretou e leu para o povo na Praça, a Divina Comédia de Dante. E tudo passou na televisão depois. Um coisa maravilhosa. Neste vídeo, a praça o aplaude por mais de 3 minutos.

 

Estátua de Dante, ao lado da Santa Croce, e abaixo nós papeando e descansando as canelas nas escadas da Igreja:

 Saindo totalmente do circuito turístico, fomos almoçar no Brac, um restaurante arte-vega -vegetariano. Indicação da Paula, minha amiga que mora em Firenze. Excelente comida com direito a vinho tinto sem conservantes. 




Lá encontrei muitos livros, quadrinhos e inclusive a Arte de Milo Manara (adoro). Mas comprei mesmo foi um livro intitulado: Visioni di Gesù con Afrodite e estou adorando ver a Afrodite questionar Jesus a respeito do seu corpo e de sua humanidade. 

 E comemos bem. Basta ver a cara de contentinho dele:
O Brac, para quem quiser conferir, fica bem escondidinho e perto das margens do Arno, na Via dei vagellai, 18. Firenze. 

E à noite, fomos pra gandaia, né? Na primeira foto, Sandrinha animadaça. E na segunda Dani, Sandrinha e Paula posando pra foto.




Ah, e eu já estou com saudades desses dois: Jack & Sandrinha. 

Depois fechamos a festa num restaurante Persa. E eu comi um Kebab vegetariano:

No domingo de Páscoa, descansamos as pernas cansadas de tanto trotar e ficamos na casa da Paula. Eu fui pra cozinha (adoro) e fiz o almoço de domingo lá: Peixe com brócolis, batatas com salsão e  com um óleo de oliva que chegava a ser verde de tão bom. Produzido nas colinas toscanas. E arroz integral. O povo curtiu.

De sobremesa, fizemos uma maçã ao forno, recheada com chocolate amargo e com licor de chocolate para decorar. Receita da Paula.

 E o final de semana de Páscoa, como se pode ver, foi SUPER Lua em Sagitário, né não?

6 commenti:

Maria de Fátima on 6 de abril de 2010 12:12 disse...

Olá Dani, adoro os posts das viagens que fazes.Assim também dá para eu viajar um pouco através das fotos e dos textos.Beijocas.

Maria Lua disse...

Dani adoro como descreve os lugares, as imagens que ilustram tudo isso...
Na faculdade curti muito as aulas de História da Arte e de Arquitetura, até me apaixonei pelo professor, rsrsrs
bjs

Daniela Scheifler on 6 de abril de 2010 23:48 disse...

Queridas, obrigada! Que bom que gostaram, que minhas linhas fazem viajar. E que bom se apaixonar :-)

beijocas grandes!

daniela70 on 7 de abril de 2010 13:19 disse...

O namorado escritor da Carrie era o Berger. O que terminou com ela por post-it!! :p

Lindas as fotos e incrível a aula que você dá quando viaja!!!

Daniela Scheifler on 7 de abril de 2010 13:34 disse...

Isso...Berger, Berger. Berger o danado. Aquele episódio foi memorável: o do post-it. Ri muito :-)

obrigada, Dani!

Marcelo Cortimiglia on 7 de abril de 2010 14:50 disse...

O episodio do post-it foi o melhor da serie, sem duvida... :-D

 

Sites amigos

  • Lua em Escorpião! - O Sol está em Câncer e a Lua em Escorpião. Câncer é signo regido pela Lua. Sol e Lua no céu nos colocam então em contato profundo com o Si mesmo. Um tempo ...
    Há um mês

Atendimentos

Entre em contato comigo pelo e-mail danischeifler@gmail.com Ou pelo Skype Daniela Scheifler

Sites amigos

Text

Baile no céu Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template